Você sabe a importância do monitoramento de notícias para sua empresa?

Com o volume de dados disponibilizado na Internet e em outras formas de comunicação, não é difícil se perder em meio a tanto conteúdo. Nesse contexto, o monitoramento de notícias é importante porque pode segmentar as informações que realmente são importantes para as empresas.

Toda essa informação está disponível, mas a seleção e a criação de relatórios pertinentes aos resultados almejados estão relacionadas à utilização de ferramentas corretas e do auxílio de uma curadoria especializada. O trabalho pode ser automatizado e, por isso, é fundamental fazer uso da tecnologia.

Por meio do monitoramento de notícias é possível obter um clipping mais específico, ampliar a visão do negócio, entender qual a impressão passada pela empresa ao mercado e, finalmente, conseguir direcionar as decisões de forma mais estratégica. A captura de conteúdo é predeterminada para abranger toda a informação pertinente para essa tomada de decisão.

Quer entender mais sobre monitoramento de notícias e inteligência de mercado? Continue a leitura deste post!

O que é monitoramento de notícias?

Quando se realiza um monitoramento de notícias, milhares de conteúdos ficam disponíveis para análise. Um clipping completo abrange uma grande diversidade de mídias, que incluem toda a web, redes sociais, versões digitalizadas de jornais tradicionais, rádio e TV.

Uma ferramenta de monitoramento é capaz de indexar novas fontes, buscar notícias relevantes, salvar buscas anteriores, agrupar esses dados em uma plataforma integrada, tratar a informação e apresentá-la de forma mais estratégica, por meio de gráficos, fluxos e outros relatórios.

Dessa forma, a empresa pode antever cenários e antecipar tendências, para que os gestores tomem decisões mais acertadas em seu dia a dia. Esses dados analíticos também fazem toda a diferença na mensuração de resultados, principalmente quando a empresa põe em prática algumas estratégias novas e precisam acompanhar seus efeitos no mercado.

Como fazer o monitoramento?

Apesar de existirem ferramentas de monitoramento automatizadas e gratuitas, como o Google Alertas, por exemplo, as opções privadas são as melhores para efetivar a entrega do serviço.

Essas plataformas são desenvolvidas especialmente para executar a função, utilizam robôs periodicamente atualizados e machine learning para ampliar e potencializar a captura de informações. Com isso, fazem com que os materiais e o trabalho conferidos sejam mais focados e segmentados, conforme os desejos dos clientes.

O grande receio, principalmente no início da etapa de implementação, é se o monitoramento será efetivo e de qualidade. Por isso, é preciso garantir que o mailing de veículos de interesse dos clientes seja passível de monitoramento e compatível com a ferramenta escolhida.

O conteúdo apresentado como resultado da análise deve ser o mais próximo do objetivo diário de recebimento e disponibilizado com agilidade e precisão. O serviço pode obedecer a uma sequência, a qual será vista a seguir.

Defina objetivos

Os temas ou tópicos a serem monitorados precisam ser definidos de forma eficiente. Isso porque o volume de informações é muito grande, sendo necessário delimitar o que mais importa para o negócio naquele momento.

Nessa fase também são definidas as palavras-chave e termos que embasarão a pesquisa. A segmentação dos temas também é importante: procure dividi-los conforme a matriz SWOT ou FOFA (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças).

Crie alertas de busca

É possível monitorar fontes e sites específicos para otimizar a busca, principalmente em mercados em que há grande volume de informação. Os alertas podem ser recebidos conforme programação, diretamente em e-mail.

Analise a relevância das informações coletadas

É preciso selecionar os dados mais importantes, de acordo com o objetivo delimitado ou o escopo do projeto. Um grande volume de informação sem relevância não trará nenhum resultado.

Por isso, o trabalho da curadoria é essencial, já que um profissional com habilidades específicas para essa segmentação pode selecionar de forma efetiva o que realmente importa e pode impactar o desempenho do negócio.

Distribua a informação

Os dados apurados precisam ser transformados em relatórios e repassados a quem realmente pode interferir nos resultados esperados. Nesse momento, é imprescindível criar uma estratégia abrangente, que envolva todos os stakeholders: clientes, colaboradores e parceiros de negócio.

Essa troca de ideias pode acontecer em reuniões frequentes ou por meio de ferramentas de compartilhamento de informações. Os dados também devem ser classificados conforme sua prioridade de visualização e uma gestão de identidades e acesso nessa fase é essencial, para que cada setor visualize o que compete ao seu workflow.

Também é importante receber feedbacks desses envolvidos, para que o resultado não seja apenas visualizado, mas também apurado e utilizado para decisões por todos na organização.

Por que monitorar?

Com o monitoramento de informações, empresas, marcas e personalidades públicas compreendem como o mercado, a mídia e/ou a população em geral lhe enxerga e reage a sua imagem.

Por meio de dados é possível traçar uma análise crítica acerca de sua imagem, com base em dados quantitativos e qualitativos, que podem servir como um prospecto para a criação de insights, planejamento de estratégias e na tomada de decisões.

As informações conquistadas pelo clipping servem como um direcionamento tanto para aproveitar oportunidades de mercado, pontuando tendências que elevem a imagem percebida pelos clientes, como para neutralizar situações críticas ou antecipar acontecimentos negativos, que influenciam nos resultados almejados.

Com esse intuito, o monitoramento de notícias ajuda as empresas na detecção de falhas e fraquezas, para viabilizar ações que efetivem a contingência de negatividades e vulnerabilidades.

A MITI Inteligência disponibiliza uma plataforma exclusiva para a captura de informações, com base em uma ampla gama de palavras-chave, predeterminada e analítica, que relaciona todos os assuntos pertinentes ao monitoramento.

O diferencial desse serviço se concentra na integração e automatização dos recursos, que garantem mais autonomia aos usuários para o acompanhamento e geração de relatórios personalizados.

Especializada em monitoramento de informações, a MITI Inteligência tem uma equipe composta por profissionais qualificados para atender a todo tipo de demanda, pois tem uma visão analítica aprofundada de cada necessidade de negócio.

Além do monitoramento de notícias, sua área de Inteligência de Mercado fornece relatórios diferenciados, voltados para a resolução estratégica e apresentação de táticas mercadológicas e direcionamentos baseados em todos os dados avaliados. Entre em contato com a MITI Inteligência e conheça nossa ferramenta!

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