Saiba aqui como fazer o planejamento de marketing anual da sua empresa

De suma relevância não somente porque favorece o aumento das vendas, mas também pela sua contribuição para o controle de gastos no que se refere à publicidade, aos anúncios e às divulgações como um todo, o planejamento de marketing anual é necessário para todo e qualquer tipo de empresa que deseja alcançar o sucesso.

O problema, porém, é que boa parte dos gestores não o fazem adequadamente, muitas vezes por nem mesmo saberem o que deve ser considerado para a sua criação.

Foi justamente por esse motivo que preparamos este conteúdo, para mostrar como fazer o planejamento de marketing anual da sua empresa. Não perca!

Faça uma análise interna e externa do mercado

O primeiro passo é analisar os fatores internos e externos do mercado que podem ter alguma influência nas atividades do negócio. Nesse sentido, considere os produtos e serviços envolvidos no dia a dia da sua empresa, as realidades atuais do segmento, o potencial de venda, as finanças, os concorrentes e os fornecedores.

O foco, é claro, não poderia ser outro que não fosse o próprio ambiente do marketing. Os gestores devem colocar no papel quais são os recursos disponíveis para setor, as forças e as fraquezas relacionadas. Do contrário, sustentar o planejamento ao longo do ano não será tarefa fácil.

Conheça os seus clientes muito bem

Fazer um bom plano anual de marketing sem ter uma profunda compreensão dos seus clientes é praticamente impossível. Pense, por exemplo, no fato de que o público-alvo de uma organização pode não ser o consumidor real.

Embora sejam raros os casos, a verdade é que eles existem. Para ilustrar, basta imaginar uma marca na qual os produtos “miram” nas crianças. Quem são os compradores? Os pequeninos? É lógico que não, já que a decisão final é dos pais.

Em vista disso, antes de definir suas estratégias, conheça os seus clientes. Agora, se eles porventura não corresponderem a quem toma as decisões, lembre-se de estudar os responsáveis para tal.

Trace metas e objetivos

Uma vez que você analisou os fatores internos e externos do mercado e conhece os seus clientes muito bem, é hora de traçar as metas e objetivos anuais. Nessa linha, pondere sobre os números que deseja obter ao longo do ano, dividindo os resultados em três partes:

  • curto prazo (1 a 2 meses);
  • médio prazo (3 a 8 meses);
  • longo prazo (9 a 12 meses).

Defina as ações e estratégias

A última etapa do planejamento de marketing anual é a definição das ações e estratégias que serão tomadas. Com os objetivos bem estabelecidos, estude as medidas que devem ser aplicadas para alcançá-los. Estipule os investimentos, quem serão os responsáveis pelas tarefa, os canais de comunicação e a forma como será realizado o aferimento dos resultados.

Nesse contexto, dê uma atenção especial para o monitoramento de redes sociais e notícias. Para isso, é importante fazer uso das ferramentas adequadas.

Para finalizar, cabe dizer que o planejamento de marketing anual deve levar em consideração a opinião do setor de vendas. Além do que, também é preciso fazer uso de soluções de Big Data e Business Intelligence.

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