ROI de marketing: entenda o que é e qual a sua importância para a empresa

Traçar metas realistas e monitorá-las constantemente é fundamental para o sucesso de todo e qualquer tipo de negócio. Nesse contexto, uma das métricas mais importantes para o crescimento da empresa é o ROI de marketing.

A falta de conhecimento em relação a esse KPI (Key Performance Indicator, ou Indicador-chave de Desempenho) faz com que os gestores não tenham uma análise precisa no que se refere à eficiência dos investimentos realizados.

Em outras palavras, não conhecer o ROI de marketing tornará impossível saber se o tempo e o dinheiro gastos com as ações de comunicação estão realmente valendo a pena.

Pensando nisso, preparamos este artigo para apresentar os principais pontos sobre o assunto. A leitura é relevante e merece toda a sua atenção. Confira!

O que é o ROI?

Em primeiro lugar, vamos à definição de ROI. De forma clara e objetiva, o termo nada mais é do que uma sigla para “Return On Investment“, ou Retorno sobre o Investimento. É por meio desse indicador que as organizações conseguem saber quanto dinheiro se está ganhando (ou perdendo) com cada um dos seus investimentos realizados.

Cabe deixar claro que o ROI pode ser calculado para uma série de diferentes áreas e atividades. Entretanto, neste conteúdo, falaremos apenas sobre o ROI de marketing.

Qual a importância de conhecer o ROI de marketing da empresa?

Conhecer o ROI de marketing da empresa é indispensável porque ele auxilia na descoberta de informações mais profundas acerca do negócio, incluindo:

  • quais são os canais de comunicação mais eficientes;
  • se o processo realizado tem se mostrado eficaz;
  • se a performance das campanhas está de acordo com o desejado;
  • quais são as fontes mais assertivas.

Essas “descobertas” trarão à tona alguns fatores que tornam a compreensão do ROI de marketing ainda mais importante, como:

  • a identificação dos pontos que melhoram a direção dos esforços;
  • a identificação dos prazos de retorno sobre as ações (cada canal/fonte tem uma curva de resposta diferente);
  • a viabilização de um processo de aprendizagem baseado em números reais e consistentes;
  • a possibilidade de estabelecer metas e objetivos praticáveis e atingíveis.

Como o ROI de marketing pode determinar o sucesso do negócio?

Sob uma visão geral, o ROI de marketing pode determinar o sucesso de suas práticas pelo simples fato de que, por ser um dos principais indicadores de desempenho, tem uma forte contribuição para as tomadas de decisão.

Tenha em mente que, ao monitorá-lo, o gestor terá informações precisas e evidentes quanto ao ganho ou perda de cada investimento realizado, seja de tempo, valor ou esforço. Isso, por si só, já traz inúmeros benefícios para a elaboração das próximas estratégias.

Por fim, vale ressaltar que trabalhar com base no ROI permite reduzir os custos, aumentar as receitas e conquistar resultados mais duradouros. Ter ferramentas e processos que te auxiliem nessa tarefa irão torna-la mais rápida, fácil e efetiva. Em vista disso, avalie quais KPIs devem estar presentes no cotidiano de seu negócio, pois é certo que eles proporcionarão o aprimoramento das suas ações futuras.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre o ROI de marketing. Se sim, veja 9 motivos para monitorar a sua organização na internet!

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