Relatório de mídias: quais dados não podem faltar? Aprenda!

O relatório de mídias é uma importante ferramenta para tornar a gestão das redes sociais mais eficiente. Por meio desse documento é possível avaliar resultados e adequar o conteúdo e estratégias para atender melhor aos objetivos do seu negócio.

O primeiro passo para elaborar um relatório de mídias é definir quais são os KPIs (indicadores-chave de desempenho) adequados para a sua empresa. Hoje, as principais redes já fornecem relatórios com dados que medem o seu público e as interações de formas qualitativa e quantitativa.

No entanto, nem todos esses dados são relevantes para o seu negócio. Para escolher as melhores métricas é preciso ter com clareza os objetivos que se pretende alcançar por meio das redes sociais.

Neste post vamos ensinar como mensurar os resultados da sua marca nas redes sociais, os feedbacks da audiência e utilizar essas informações para melhorar o posicionamento da empresa nessas plataformas. Continue a leitura e confira alguns itens que devem fazer parte do seu relatório de mídias.

Defina os KPIs

Uma das formas de descobrir quais são as melhores métricas para os objetivos do seu negócio é a Measure Compass, metodologia criada pelo Altimeter Group — que mostra o que medir de acordo com diferentes objetivos.

Se o seu objetivo nas redes é reduzir custos operacionais realizando SAC 2.0, por exemplo, você deverá avaliar as métricas de tempo médio de atendimento, as demandas mais atendidas etc.

A partir daí fica mais fácil definir quais dados devem fazer parte do seu relatório, como as métricas para medir engajamento, ROI, conversões em vendas, custo por lead, impressões, entre outras.

Tenha cuidado com as “egométricas”

Muitos acreditam que os dados mais importantes são o número de likes e seguidores, mas não é bem assim. Não é por que você está conectado com muitas pessoas que elas têm contato com o conteúdo que você publica. Por isso, é importante garantir que haja engajamento, ou seja, que o seguidor interaja com a sua marca.

Inclua métricas de alcance e impressões no relatório de mídias

Se o seu objetivo é chegar ao maior número possível de pessoas, é importante que as métricas de alcance e impressões façam parte do seu relatório. De maneira geral, elas apontam quantas pessoas visualizaram um post.

Também é possível qualificar esse público por meio de informações demográficas e de localização — uma maneira de verificar se os usuários atingidos correspondem ao seu público-alvo.

Monitore o engajamento

É importante fazer o monitoramento do engajamento do seu público. Essas métricas medem as interações dos usuários, como o número de curtidas em um post, bem como os comentários e os compartilhamentos. Quanto mais o usuário interage, mais conteúdo ele recebe no seu feed.

Acompanhe os sentimentos das citações

Aprofundar mais nas métricas de engajamento é uma forma de entender melhor como o seu público reage ao seu conteúdo. Em um momento de crise de imagem, por exemplo, o alto número de interações e menções pode ser um mau sinal — se as pessoas propagarem imagens negativas da marca. Por isso, é interessante incluir também uma visão geral do sentimento dessas reações.

  • Quantos comentários são positivos e negativos?
  • Em geral, as pessoas mencionam a marca em que situações?
  • Quais são as palavras mais citadas nos comentários?

Calcule seu ROI

O retorno sobre o investimento é outro ponto importante para medir os resultados de uma campanha específica, principalmente no caso de publicidade e impulsionamentos. Ele aponta se o investimento teve o resultado pretendido, seja por meio das métricas, seja por meio do alcance ou do engajamento.

Aprenda com os melhores posts

Um bom relatório de mídias também pode apresentar exemplos dos principais conteúdos postados em certo período, como os que tiveram mais e menos alcance. Essa também é uma forma de conhecer os tipos de conteúdo e formatos que fazem mais sucesso.

Não adianta produzir um relatório apenas para prestar contas do trabalho de marketing. Esse documento também tem que servir como instrumento para análises mais profundas e para a elaboração de estratégias. Um relatório de mídias sociais de qualidade é uma ferramenta incrível para otimizar a utilização das redes sociais, avaliar e pensar em novas possibilidades.

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