Qual é a importância da inteligência de mercado para o sucesso da empresa?

A transformação digital impulsionada pelo Big Data, pela Internet das Coisas (IoT) e pelo Machine Learning pode mudar a forma como realizamos atividades comuns e gerenciamos negócios.

Por meio da automatização de processos e com o grande volume de dados estratégicos, empresas podem delimitar o perfil de seus clientes, padrões de comportamento e de consumo de usuários da internet, ou ainda suas preferências e tendências.

O grande desafio é conseguir aplicar essa inteligência de mercado no dia a dia organizacional, por meio da correlação entre objetivos de negócio e informações coletadas em todos os canais e meios em que a empresa atua.

Se você quer descobrir como aplicar inteligência de mercado no seu negócio e como isso é importante para manter a competitividade em mercados tão disputados, continue a leitura deste post!

O que é inteligência de mercado?

Conhecida como Business Intelligence (BI) ou inteligência competitiva, é um método que permite avaliar cenários, antecipar tendências ou minimizar a ocorrência de gargalos e riscos por meio do cruzamento de dados.

Nesse processo, informações coletadas em diversos meios e plataformas de comunicação são interpretadas para embasar a tomada de decisão nas empresas.

Por meio dessa análise é possível identificar oportunidades de crescimento em novos mercados ou a avaliar capacidade de atendimento de uma demanda sazonal, por exemplo.

Um empreendimento que aposta em inteligência de mercado para embasar suas estratégias adquire vantagem competitiva e pode, de forma preditiva, agir para potencializar os resultados do negócio.

Por que o clipping de notícias é uma ferramenta de inteligência de mercado?

O clipping de notícias consiste no levantamento e no monitoramento de dados e informações sobre negócios em diferentes canais, para mapear preferências de clientes e monitorar movimentações de mercado e da concorrência.

Apesar disso, lidar com o grande volume de dados disponíveis na internet pode não ser tão simples. É preciso filtrar o que é realmente relevante para a tomada de decisão, e isso pode ser efetivado por uma boa equipe de marketing.

Com a clipagem de notícias, os gestores conseguem transformar dados em informação estratégica para estabelecer métricas de desenvolvimento, objetivos de negócio, melhorar processos, desenvolver novos produtos e serviços, entre outros.

Confira por que o clipping de notícias é uma ferramenta de inteligência de mercado:

  • permite o monitoramento de notícias em sites e outras plataformas, por meio de palavras-chave e filtros avançados do Google Analytics, por exemplo;
  • monitora o engajamento dos usuários em mídias sociais;
  • analisa dados de consumidores de forma integrada ao CRM (Customer Relationship Management).

Como a inteligência de mercado pode ser aplicada na empresa?

Primeiramente, é preciso definir quais ferramentas de BI serão utilizadas para coletar, tratar e interpretar as informações buscadas.

De posse dos dados e relatórios sobre os objetivos da pesquisa e um estudo da concorrência, por exemplo, é hora de efetivar ações: realizar promoções, implementar táticas de venda como o upsell, aumentar a visibilidade da marca para gerar mais valor, entre outras.

Os dados coletados com ferramentas de inteligência de mercado podem ajudar a definir e alimentar indicadores de desempenho, essenciais para o acompanhamento dos processos de negócio.

Também é possível que os gestores e/ou a equipe de marketing saibam qual é o tipo de conteúdo que pode ser disponibilizado para “educar o cliente” em sua jornada de consumo, para aumentar a proficiência da empresa em relação aos seus produtos e serviços ou como alterar o layout de um PDV (ponto de venda) para potencializar as vendas.

Quais são as principais vantagens da inteligência de mercado para o negócio?

Permite conhecer a fundo seu segmento de atuação

Essa capacidade de prever demandas garante as melhores estratégias de vendas e de marketing. Além disso, o uso de inteligência de mercado em processos de negócio ajudam a determinar a posição da empresa no mercado.

Assim, é possível conhecer melhor e driblar a concorrência para evitar fracassos e manter a competitividade do negócio.

Garante novas oportunidades de negócio

Com a análise de dados é possível aumentar a receita e os resultados positivos do negócio, principalmente pelo aumento da eficiência dos processos. No entanto, o ganho abrange ainda a possibilidade de expansão, justamente pelo fato de proporcionar decisões mais acertadas aos gestores, que podem embasar ações em fatores endógenos e exógenos na organização.

Reduz o custo de processos e estratégias

Os dados apurados pelas ferramentas de BI são precursores da redução de custos na organização. Isso acontece porque a empresa gasta muito menos do que seria necessário para estabelecer estratégias a ermo, sem nenhum critério ou embasamento. Isso minimiza os custos de divulgação para fidelização e a busca por novos clientes.

Possibilita mais percepção de marca pelos consumidores

Quando a empresa conhece profundamente o público pelo qual ela atua, é possível desenvolver estratégias como o marketing de conteúdo para aumentar a impressão, junto aos próprios clientes, de que aquele negócio é o melhor naquele segmento.

Ao aumentar a percepção dos clientes pela marca, o processo de fidelização se torna mais fácil. Além disso, assim que o consumidor reconhece uma necessidade, lembra da marca que despertou essa segurança, independentemente do canal utilizado para contato.

Aumenta a retenção de clientes

Todos as empresas trabalham muito para conquistar novos clientes. Táticas de prospecção podem ser mais eficazes com o uso de dados sobre o mercado e o padrão de consumo dos produtos e serviços da empresa do que simplesmente delimitar um tipo de perfil e focar em ações sem testar novas possibilidades.

A retenção de clientes pode ser ainda menos custosa, e por isso é preciso entender melhor os anseios e as expectativas daqueles que já consomem o produto ou serviço oferecido ao mercado para, posteriormente, fidelizá-los de forma efetiva.

O uso de ferramentas de inteligência de mercado é imprescindível para avaliar o perfil e o comportamento de compra dos consumidores da empresa, bem como para conquistar novos clientes em potencial.

Todos os setores da empresa e suas estratégias de aumento de eficiência e expansão podem ser beneficiados com os resultados dessas apurações. Isso abrange as equipes de marketing, vendas, financeiro e logística, por exemplo.

Quanto melhor um negócio entende o mercado e seus concorrentes, maiores são as chances de segmentar adequadamente sua base de clientes. Por isso, é preciso estabelecer parceria com uma empresa que seja capaz de entregar esse tipo de resultado de pesquisa.

Por meio de seus serviços completos de monitoramento de mercado, a MITI permite otimizar processos, disponibilizar conteúdos relevantes para seus clientes, além de mensurar a visibilidade da sua empresa no mercado com apenas alguns cliques.

Entre em contato com a MITI, entenda mais sobre inteligência de mercado e saiba como ela pode impactar positivamente os resultados do seu negócio!

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