O que é storytelling de marca? Aprenda a contar a história da sua marca

Contar histórias que atraem e conquistam. Essa é uma forma simplificada de explicar o que é storytelling de marca.

A estratégia envolve criar emoções e desejos no seu público, ao mesmo tempo em que — não tão diretamente quanto outras formas de marketing — apresenta a sua marca e como ela pode ser a solução para as dores da sua persona. Com isso, sua empresa conquista o coração, a mente e a confiança dos consumidores.

Mas como trazer essa técnica para divulgação do seu negócio? Descubra neste post como fazer isso e quanto o storytelling pode colaborar para o aumento das suas vendas. Acompanhe agora!

Afinal, o que é storytelling de marca?

Storytelling é uma maneira de contar histórias utilizando palavras e recursos audiovisuais, de modo que elas cativem o público. Com ele, você consegue promover sua marca de uma forma não invasiva, contando com a persuasão como o principal meio de comunicação.

Mesmo sendo um excelente marketing, com o storytelling você não faz a venda direta de seus produtos ou serviços. Mas por despertar emoções, a técnica se destaca ao estreitar a relação entre a sua marca e os consumidores.

Com isso, o nome da sua empresa ganha visibilidade e, o mais importante, credibilidade, especialmente se as histórias forem bem escritas e desenvolvidas.

Por que incluir o storytelling na sua estratégia?

Hoje, o marketing digital tem grande força, se tornando um dos principais recursos para atrair, conquistar e converter novos clientes. No entanto, como diversas empresas estão utilizando essa forma de divulgação, a concorrência é alta e é preciso encontrar maneiras de se destacar.

Assim, o storytelling se torna uma excelente alternativa para conseguir isso. Considerando ainda que 79% das pessoas não leem conteúdos inteiros e que posts com vídeos recebem 3 vezes mais atenção que os que contêm apenas textos, a arte de escrever boas histórias se torna um grande diferencial.

Como fazer um bom storytelling?

Ao criar essas histórias, você consegue despertar aspectos psicológicos e neurológicos no público, aumentando o foco de atenção das pessoas para a mensagem que sua marca está transmitindo. Todavia, existem meios de fazer isso corretamente.

Conheça bem sua persona

O primeiro passo para conquistar por meio do storytelling é conhecer bem sua persona. Sabendo suas dores e necessidades profundamente, fica mais fácil criar conteúdos que chamam a atenção dela para a sua empresa.

Estruture sua mensagem

A mensagem passada por meio do storytelling parte de um personagem principal, que deve refletir sua persona, despertando nela sensações e/ou ocasiões com as quais se identifica. É justamente isso que faz com que ela se reconheça na sua marca.

A partir dele, outros pontos precisam ser desenvolvidos, tais como o local onde a história passará e o acontecimento emocional que levará àquela situação.

Tenha bons conflitos

O conflito, no caso, não quer dizer, necessariamente, um problema ou algo ruim. Aqui, podemos considerá-lo como um ponto que precisa ser solucionado ou alcançado pelo personagem.

Quanto mais próximo o personagem for da realidade da persona, mais identificação trará e mais emoções despertará. Por isso, é tão importante conhecê-la bem. Além disso, um bom desfecho no final da narrativa é fundamental para conquistar o público de vez.

Duas empresas bastante conhecidas usam o storytelling em favor de suas marcas. A Pedigree é uma delas, ao fazer propagandas que não mostram diretamente seus produtos, mas que passam a mensagem do quanto “cachorro é tudo de bom”, com imagens que mostram o afeto e o carinho entre os cães e seus donos.

Outra que faz uso dessa técnica com maestria é a Coca-Cola, com a família de ursos polares presentes em todo Natal.

Conhecer bem o que é storytelling de marca é o primeiro passo para diferenciar sua estratégia de marketing e ampliar a divulgação da sua empresa. Porém, saber o retorno que essa e outras estratégias trazem também é fundamental.

Neste post você descobre a importância dessa ação e como realizá-la. Aproveite que está aqui e leia agora mesmo.

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