O que é data driven marketing e como aplicá-lo!

Os consumidores estão se tornando cada vez mais exigentes quanto às mensagens que leem e aos produtos que compram. Em resposta, os profissionais de marketing precisam criar mensagens personalizadas para atrair e reter clientes — e isso requer dados.

A demanda do consumidor por mensagens relevantes deu lugar a todo um novo tipo de marketing: o data driven marketing. Os profissionais da área agora estão coletando dados em cada ponto de contato para entender melhor o público, interpretar essas informações para prever comportamentos futuros e tomar decisões em tempo real. Entenda um pouco mais sobre essa tendência!

O que é o data driven marketing?

O data driven marketing — ou marketing baseado em dados — refere-se a estratégias baseadas em insights extraídos da análise de big data, coletados por meio de interações e compromissos do consumidor, para formar previsões sobre comportamentos futuros.

Isso envolve entender as informações que você já tem, os dados que pode obter e como organizar, analisar e aplicar esses dados às estratégias de marketing.

Embora haja muitas razões pelas quais as empresas usam o marketing orientado por dados, o objetivo pretendido é aumentar e personalizar a experiência do cliente.

Como implementar uma estratégia de marketing baseada em dados?

Seja apenas começando o processo de mudança para uma estratégia orientada por dados ou procurando maneiras de aumentar um plano existente, há alguns elementos básicos a serem considerados que ajudam a facilitar o caminho.

Para fornecer um pouco mais de clareza, abaixo estão 4 maneiras úteis de começar ou continuar construindo a melhor estratégia de data driven marketing.

1. Identifique dados importantes

Quase todos os dados são importantes, mas nem todos serão fundamentais para você ou sua empresa. Suas metas organizacionais ajudarão a decidir que tipo de informação você precisa coletar, quais KPIs medir — Key Performance Indicator, os famosos Indicadores-Chave de Desempenho — e como usá-los em seu marketing.

Campanhas de marketing orientadas a dados e de alto desempenho, é claro, só funcionarão com informações precisas e relevantes. Para obter esses dados, você deve começar com as informações coletadas sobre clientes anteriores, como:

  • histórico de vendas, ou quais produtos eles estão comprando mais;
  • comunicações de atendimento ao cliente;
  • ações que levaram os visitantes ao seu website;
  • pesquisas de clientes concluídas.

2. Planeje

Depois de organizar todos os dados em uma plataforma para gestão de dados — DMP —, você vai definir com muito mais facilidade seu público-alvo.

A criação desse plano envolverá a otimização da jornada do cliente, que inclui todas as interações que alguém tem com sua marca desde a primeira vez que a conhece até a decisão de fazer uma compra e toda a comunicação intermediária, bem como as interações que você tem com eles após a compra inicial.

3. Crie conteúdo

Em seguida, é hora de projetar seu conteúdo de marketing e distribuí-lo pelos canais, cada um dos quais deve direcionar seu público para o seu objetivo final. Muitos fatores diferentes determinam que tipo de elementos você usará e como exatamente esse conteúdo será composto. Alguns deles são:

  • audiência;
  • objetivos;
  • canais;
  • jornada do cliente.

4. Meça, otimize e meça novamente

Um dos principais benefícios do data driven marketing é a capacidade de medir contínua e precisamente os resultados das campanhas. Seguindo o caminho descrito acima, as marcas já terão as ferramentas e a estrutura para analisar novos dados e avaliar rapidamente o impacto do projeto.

Não apenas a medição consistente desse impacto ajudará a marca a manter o foco nos negócios e nas metas da campanha, mas também ajudará no ROI (Retorno sobre Investimento) e influenciará ainda mais a aceitação dos líderes organizacionais.

Ainda há muito a aprender sobre os clientes e os dados que eles fornecem todos os dias, mas ao implementar uma estratégia data driven marketing, os profissionais da área conseguem trabalhar para entender melhor as necessidades e os desejos em mudança de seus clientes. As soluções de marketing de inteligência artificial e preditivas fornecerão aos profissionais de marketing a base necessária para tomar decisões baseadas em dados e se tornarão uma parte essencial de campanhas bem-sucedidas.

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