O Guia Definitivo de Como Fazer Clipping

A velocidade com que informações são produzidas e circulam hoje em dia, principalmente na internet, é um grande desafio para empresas de todos os setores, que precisam estar atualizadas com os fatos e tendências mais recentes da sua área de atuação e seus negócios. Para que isso aconteça, é essencial realizar o monitoramento e o acompanhamento dos conteúdos publicados, ajudando no planejamento estratégico.

A esse monitoramento contínuo de matérias jornalísticas, menções em redes sociais e blogs é que damos o nome de clipping ou clipagem. É uma atividade que consiste basicamente em coletar e identificar todo o conteúdo produzido e publicado pelos mais diversos veículos de comunicação e por usuários das redes sociais e que tenha a ver com determinada empresa ou pessoa pública e seu setor de atuação. Essas informações serão valiosas para a elaboração de relatórios que vão ter influência direta na definição de estratégias, na tomada de decisões e na avaliação das ações realizadas junto ao público.

O clipping é um trabalho diário e constante. Se antigamente esse monitoramento envolvia o recorte de publicações impressas e o cálculo de tempo de inserções em rádio e TV, hoje em dia a internet trouxe novos desafios para o profissional da área, com a disseminação de blogs, redes sociais e sites de notícias. Essa produção incessante de conteúdos precisa ser acompanhada e controlada, ajudando a conquistar os benefícios já comentados e também auxiliando na contenção de focos de crise e na otimização do relacionamento com o público.

Do mesmo modo que uma notícia positiva pode gerar uma repercussão favorável e servir como impulso aos negócios, a circulação de informações de teor negativo pode trazer grandes prejuízos em termos de imagem, reputação e, consequentemente, lucros. Na era digital, em que as pessoas compartilham e opinam sobre tudo o que consomem, essas repercussões ganharam proporções jamais vistas. Por isso, o clipping se tornou uma ferramenta importantíssima para avaliar a reação do público a determinada ação ou produto e ajudar a estar no controle da situação, tanto em casos positivos quanto negativos.

Agora que você sabe um pouco mais sobre a importância da clipagem para uma empresa ou pessoa pública, confira a seguir dicas para fazer de um bom clipping.

Seja Abrangente

Um bom clipping deve estar a par de tudo. Mesmo na era da internet, é essencial realizar o acompanhamento das mídias tradicionais e realizar o monitoramento do que é publicado em rádios, canais de televisão, jornais e revistas. Além disso, é necessário estar por dentro do que se passa no ambiente online, pois é  na web que se encontra a maior parte das mídias independentes e mais críticas, além de blogs, fóruns e redes sociais. Esses canais também podem repercutir e produzir conteúdo de relevância para a empresa, gerando repercussões e discussões. Por isso, seja abrangente e acompanhe o maior número de mídias possível, evitando surpresas e estando por dentro do que vem sendo dito a seu respeito.

Fique de Olho na Concorrência

Como dissemos, a clipagem é uma ferramenta fundamental para a definição de estratégias dentro de uma empresa. O clipping serve de termômetro para avaliar as ações da companhia junto ao público, além de ser importante para a identificação de tendências e oportunidades de mercado. Para isso, é necessário monitorar tudo o que é dito não só a respeito da empresa, mas também do mercado em que ela atua e das empresas concorrentes no segmento.

Desse modo, é possível avaliar quais medidas são mais bem recebidas pelo público, identificar os pontos fortes e fracos das estratégias de comunicação dos concorrentes e em que áreas a organização deve concentrar seus esforços para a atração e conquista de cada vez mais clientes.

Toda Informação é Válida

Com a quantidade de informações que circulam por aí, é mais do que provável que você se depare com notícias negativas. Encontrar esse tipo de conteúdo não é um problema, desde que não que se torne algo sistemático e que se sobreponha às publicações positivas. Informações de teor negativo podem ser muito úteis para ajudar a identificar falhas e problemas, suas origens e suas soluções, tanto na comunicação quanto nos produtos e soluções oferecidas, sendo importantes ferramentas na redefinição de rumos e correção de maus hábitos.

Notícias negativas ou até mesmo falsas podem gerar focos de crise que devem ser controlados. Por isso, um monitoramento que esteja atento a essas informações vai estar sempre um passo à frente, já trabalhando na contenção de prejuízos e, se for o caso, em respostas apropriadas para que a imagem da companhia saia da situação o menos prejudicada possível.

Trabalhe com Ferramentas Digitais

O monitoramento de notícias deve ser diário e constante. Mesmo diante da infinidade de informações que circulam pela web todos os dias, o assessor não pode se dar ao luxo de deixar que algo simplesmente passe batido pelo clipping. Hoje em dia, existem diversas ferramentas que auxiliam o trabalho de clipagem, otimizando o tempo do assessor e proporcionando maior produtividade e assertividade ao serviço.

Essas ferramentas são softwares que automatizam todo o processo, realizando buscas por toda internet através de palavras-chave ou temas específicos. Muitos desses programas são capazes de gerar estatísticas, gráficos e relatórios, sendo importantes para auxiliar no planejamento estratégico da empresa. Além disso, há ferramentas que possuem um sistema de alerta, como o Google Alerts, e é possível configurá-las para receber uma notificação a cada nova inserção encontrada na web.

 

O clipping deixou de ser apenas um serviço de acompanhamento de notícias e se tornou uma atividade integrante e essencial na definição de estratégias dentro de uma empresa. Mais do que saber o que vem sendo dito, esse serviço possibilita a avaliação de tendências e oportunidades de mercado, além de otimizar a comunicação com o público e a identificação de possíveis focos de crise.

E você, realiza o acompanhamento dos conteúdos relacionados à sua empresa? A MITI Inteligência oferece soluções completas para o monitoramento de notícias e redes sociais, com uma plataforma exclusiva que auxilia na otimização de processos, proporcionando agilidade e assertividade para o seu negócio. Confira!

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