Saiba o que é um monitoramento estratégico de informações

O poder disruptivo das mídias digitais é muito maior hoje porque a internet mudou a relação entre os usuários e a informação, disponibilizando mais conteúdos e permitindo total interatividade. Dessa forma, a demanda e a oferta de temas crescem proporcionalmente e estabelecem uma divulgação muito mais abrangente e agressiva.

O monitoramento estratégico de informações permite acompanhar esse cenário para que a empresa conheça melhor seus concorrentes e a si mesma, pelo viés de quem realmente importa para o crescimento do negócio.

Assim, matérias jornalísticas, menções de redes sociais, opiniões de influenciadores e qualquer outro tipo de dados são coletados, organizados e analisados para desenvolver um planejamento estratégico fundamental para a manutenção da competitividade e o reconhecimento de novas oportunidades de mercado.

Neste artigo evidenciaremos a importância do monitoramento de informação e como fazê-lo de forma eficiente para vislumbrar resultados reais. Confira!

Por que o monitoramento estratégico é essencial para o sucesso de um negócio?

Por meio de um monitoramento de informação em tempo real, a empresa pode aumentar a agilidade da reação e a eficiência de suas ações. Assim, é possível identificar demandas atípicas — novas ou sazonais —, ou seja, qualquer mudança no perfil de consumo dos clientes da empresa, impulsionada por eventos externos, datas específicas ou qualquer outro tipo de influência.

Com maior previsibilidade da demanda é possível:

  • incrementar a infraestrutura para suprir adequadamente o mercado;
  • elaborar estratégias mais direcionadas de marketing, para potencializar os resultados do negócio;
  • desenvolver produtos ou serviços, em concordância com essa mudança;
  • se organizar para alterações legislativas que impactem os processos;
  • antecipar os passos da concorrência e se preparar para eles;
  • conhecer tendências e buscar vieses relativos ao negócio;
  • analisar o cenário de forma ampla e projetar crescimento assertivo.

Além disso, ao entender melhor como o cliente age em uma experiência omnichannel (de múltiplos canais), a empresa pode interagir melhor, capturando os elementos que constituem essa percepção, para proporcionar uma experimentação exclusiva da sua marca, o que aumenta suas vendas e a possibilidade de fidelização dos seus clientes.

Outra vantagem do monitoramento de informação é a possibilidade de mensurar o desempenho de campanhas, lançamentos, estratégias comerciais, em relação a metas preestabelecidas e o alinhamento da estratégia com os objetivos do negócio.

Esse acompanhamento em tempo real permite corrigir problemas em um curto espaço de tempo e garantir que os resultados sejam alcançados com maior estabilidade e sem efeitos que reduzam a capacidade do negócio .

O monitoramento de informação deixou há tempos de ser apenas um clipping de notícias, focado em produzir arquivos de marcas, produtos e/ou personalidades para mensuração e exposição. Seu objetivo é estratégico e suas aplicações podem ser as mais variáveis, partindo do pressuposto que hoje já existem ferramentas que fazem esse processo através de algorítimos de inteligência semântica, além de empresas especializadas, que focam o monitoramento tal qual os objetivos específicos de cada cliente.

Como buscar um monitoramento de informação efetivo para sua empresa?

Ao mesmo tempo que a internet tornou mais abrangente o campo de divulgação de informações, limitou a capacidade manual das empresas de acompanharem o resultado de suas estratégias. Veículos de comunicação, blogs, redes sociais, sites de organizações, influenciadores, etc, devem ser monitorados constantemente, mas alertas de notícias não são suficientes para responder por todo esse processo.

É fundamental analisar minuciosamente todos esse canais informativos, por meio de ferramentas que automatizem essa busca sem comprometer a qualidade dos dados coletados e a eficiência da atividade. Tal qual, permita um repositório dinâmico dessas informações que possibilite interagir com o conteúdo, compartilhar, analisar, definir prioridades, aplicar tons positivos ou negativos e categorizar esse universo de dados, além de permitir cruzamentos gráficos para quantificar e qualificar esse volume de informações a fim de que elas possam gerar de fato visões estratégicas adequadas para a empresa, possibilitado o realinhamento de estratégias de marketing e de comunicação, como no caso do estabelecimento do ROI, a partir de centimetragem, valoração e alcance, por exemplo.

Muito além de indexar a notícia de inúmeras fontes, é preciso ainda que a ferramenta esteja disponível 24 horas por dia e forneça insights que não foram pensados e parametrizados pelo cliente, pois nem tudo que interessa de fato já se tem conhecimento – existem assuntos, empresas, organizações, personalidades, lugares, etc, relacionados aos seus termos de busca, dos quais não se tem a menor ideia e, somente uma ferramenta com tecnologia de ponta pode identificar e extratificar.

Devido à revolução da tecnologia, o monitoramento de informação traz possibilidades mais dinâmicas de vislumbrar resultados. Por isso, além de investir visibilidade, através de assessorias de comunicação, blogs e mídias sociais, as organizações precisam buscar auxílio de uma empresa especializada que seja capaz de planejar e orientar esse processo desde o início. Existem diversas clipadoras no mercado, mas especialistas em monitoramento estratégico de informação são empresas restritas, que atuam como consultoras de visibilidade.

Entre em contato com a MITI e solicite um projeto, seja qual for o tamanho de sua empresa!

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