Monitoramento de redes sociais: 5 motivos vitais para fazer

Fundamental e de grande importância para o sucesso de todo e qualquer tipo de empresa que tem a internet como uma de suas principais ferramentas de negócio: assim é o monitoramento de redes sociais, que, quando realizado de maneira correta, contribui para o crescimento da marca.

Em tempos passados, quando um cliente se sentia lesado por conta de um produto ou serviço, sua reclamação tinha um alcance muito limitado. Normalmente, permanecia restrita à família e aos amigos mais próximos. No entanto, hoje, com redes como Facebook, Instagram, Twitter e YouTube, qualquer reclamação que seja pode tomar proporções gigantescas, prejudicando seriamente a imagem da empresa.

Pensando nisso, preparamos este artigo para mostrar 5 motivos vitais para fazer o monitoramento de redes sociais. Continue a leitura e confira.

O que é o monitoramento de redes sociais?

O monitoramento de redes sociais pode ser descrito, basicamente, como um trabalho de “vigilância”. É necessário compreender as particularidades de cada uma delas para atingir dois objetivos principais:

  • entender quais são as campanhas que atraem mais seguidores e que formatos e estilos de conteúdo geram maior engajamento com o público;
  • saber o que as pessoas (clientes ou não) estão falando sobre a marca, com quem elas falam e em que canais mais participam.

E quais são os motivos vitais para realizá-lo?

Vamos agora ao que de fato pretendemos com este conteúdo: mostrar 5 motivos pelos quais o monitoramento de redes sociais é essencial.

1. Identificação de fãs e haters da marca

Saber quem são os seus fãs e os seus haters é fundamental. Para conhecê-los, nada melhor do que as redes sociais. Uma vez identificados os primeiros, certifique-se de mantê-los leais a sua empresa, pois esse grupo é capaz de conseguir muitos outros clientes pelo marketing boca a boca.

Quanto aos haters (aqueles que falam mal do seu negócio e parecem querer destruí-lo), a dica é simples: faça o possível para reverter esse quadro de “ódio”. Do contrário, você perderá algumas oportunidades em razão da má imagem que eles podem criar para a sua marca.

2. Acompanhamento da concorrência

O monitoramento de redes sociais também é importante para acompanhar a concorrência. Nessa linha, parte do trabalho consiste em tentar entender o que os concorrentes estão fazendo para alcançar tanto sucesso nessas mídias: ideias de conteúdo, como eles se comportam e se comunicam com os usuários e de que modo oferecem seus produtos e/ou serviços, enfim, há muito o que encontrar.

3. Obtenção de informações estratégicas

Outro benefício é obtenção de informações estratégias. Para ilustrar, responda a essa pergunta: você sabe quais são as exatas segmentações no que diz respeito ao seu público-alvo? Caso a resposta seja não, fique sabendo que o monitoramento de redes sociais pode ajudar com isso.

4. Aperfeiçoamento das campanhas de marketing

Ao ter as corretas segmentações do seu público-alvo (faixas etárias, sexo, regiões, atividades profissionais e orientações em geral), o aperfeiçoamento das campanhas de marketing é uma consequência natural.

Parte disso se deve ao entendimento dos tipos de mensagens e conteúdos que cada um desses grupos prefere. Em outras palavras, o monitoramento de redes sociais permite descobrir que ações têm maior alcance e engajamento

5. Melhor gestão de crises

Não existe melhor ambiente para administrar uma possível crise de negócio do que as redes sociais. Isso acontece graças ao imenso poder de alcance que elas dão para as suas palavras. Além disso, também permitem uma abordagem próxima e individualizada a cada usuário, de modo simples, dinâmico e totalmente aberto: a transparência é indispensável nesse contexto.

Para concluir, não poderíamos deixar de falar que o monitoramento de redes sociais exige uma ferramenta específica. Sem isso, são poucas as garantias de um trabalho bem feito e que realmente possa trazer bons resultados.

Se gostou do que leu, aprenda mais: veja agora quais são os dados que não podem faltar no seu relatório de mídias!

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