Monitoramento de mercado: entenda e comece a fazer já

O monitoramento de mercado é uma forma eficiente de identificar mudanças no perfil e na preferência de consumo das pessoas. Ele permite acompanhar novas tendências e os concorrentes da empresa para se adequar a tempo de não perder boas oportunidades de negócio.

É ainda uma excelente maneira de divulgar informações pertinentes ao crescimento do empreendimento — para que a permanência da empresa na mídia seja relevante em relação às mudanças do mercado — de se inspirar para melhorar ou desenvolver novos produtos ou serviços e, de forma preditiva, criar estratégias para combater possíveis gargalos.

Quer entender melhor como realizar o monitoramento de mercado e como ele pode ser benéfico para a sua empresa? Continue a leitura deste post!

Como é feito o monitoramento de mercado?

O monitoramento de mercado é realizado por meio métodos que acompanham as informações da empresa em seu contexto organizacional. Isso porque as forças externas, como o ambiente em que ela está inserida, seus clientes e seus concorrentes, podem influenciar diretamente o seu desempenho de crescimento ou retração.

Por meio desses dados é possível elaborar estratégias mais eficientes, principalmente para ações de venda e de marketing. Saiba como é possível fazer um monitoramento de mercado eficiente!

Pesquisa de mercado

É um método utilizado para avaliar a eficácia de novas ideias ou para mensurar a percepção dos clientes em relação à marca. Podem ser feitas presencialmente ou pela web, sendo possível obter dados quantitativos e qualitativos para embasar decisões mais acertadas.

Ferramentas de monitoramento

Com essas ferramentas é possível, por exemplo, verificar quantas vezes sua marca foi mencionada em redes sociais ou avaliar o índice de satisfação dos clientes, suas experiências de consumo e suas expectativas de preço e promoções.

Ferramentas de compilação de dados

Com esse tipo de ferramenta, a empresa trata melhor os dados coletados sobre o seu desempenho no mercado. Reúne informações que são repassadas em relatórios, como gráficos e fluxos.

Pesquisa de campo

Uma prática muito comum e mais tradicional, a pesquisa de campo consiste em sair do âmbito da empresa e falar pessoalmente com aqueles que influenciam ou são impactados diretamente pelas mudanças e ações implementadas no negócio.

Qual a diferença entre monitoramento de mercado e o clipping de notícias?

O monitoramento de mercado é um método mais amplo, que contempla o acompanhamento de:

  • concorrentes e suas estratégias — mudanças de preços, carteira de produtos e serviços, ações promocionais;
  • novas oportunidades de mercado;
  • o comportamento e as preferências do consumidor;
  • tendências que podem impactar os resultados do negócio.

É uma prática essencial para criar oportunidades mais palpáveis, ou seja, utilizando dados reais e não apenas especulações. Assim, é possível garantir boas estratégias, uma vez que fornece informações imprescindíveis sobre todos os stakeholders da empresa.

Já o clipping de notícias consiste em um compilado de dados que ajuda a entender o desempenho da empresa no mercado — sendo usado também para monitorar concorrentes, mas é um método automatizado que não traz uma análise mais abrangente do contexto como um todo, sendo uma prática mais ágil, porém, menos eficaz que o monitoramento de mercado.

Quais os benefícios do monitoramento de mercado para as empresas?

Os quatro pilares do monitoramento de mercado são: público, concorrentes, marca e segmento de mercado. Dessa forma, com uma análise mais detalhada de todas as forças que atuam no crescimento ou retração da empresa em seu âmbito organizacional é possível:

  • tomar decisões estratégicas mais acertadas, baseadas em informações relevantes para o desempenho do negócio no mercado;
  • manter um posicionamento correto da marca, alinhado aos valores da empresa e a perspectiva dos clientes;
  • mapear a concorrência para identificar possíveis ameaças e oportunidades;
  • analisar continuamente o contexto mercadológico da empresa para saber tudo o que acontece ao redor e, assim, ter uma percepção real da situação do negócio no ambiente;
  • identificar oportunidades nos desejos dos consumidores;
  • fornecer dados e estatísticas para melhorar o atendimento aos clientes;
  • antever e se preparar para os movimentos do mercado;
  • conhecer novas tendências e se manter atualizado.

Existem empresas que fornecem o serviço de monitoramento de mercado e as pesquisas podem ser segmentadas em relação a qualquer variável, preços praticados ou novos concorrentes, por exemplo. Esses pontos específicos ajudam a organização a tomar melhores decisões e aproveitar as vantagens da estratégia, sem ter que solicitar que sua própria equipe realize o acompanhamento.

Agora que você conhece o monitoramento de mercado, assine nossa newsletter e conheça mais sobre essa e outras estratégias para aumentar a eficácia das suas campanhas de venda e de marketing!

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