Mitos e Verdade Sobre Clipping

Mitos e Verdade Sobre Clipping

Clipping ou clipagem é o trabalho feito por profissionais de comunicação que consiste no monitoramento de conteúdo publicado na imprensa sobre determinada pessoa, empresa, marca ou setor. Essa atividade tem como objetivo auxiliar a empresa no desenvolvimento de estratégias, na tomada de decisões e na avaliação da sua imagem perante o público. Com o clipping, é possível acompanhar o resultado das ações tomadas pela companhia e avaliar os pontos bem-sucedidos e os que podem ser melhorados.

Antigamente, a clipagem consistia, basicamente, no recorte e arquivamento de qualquer espaço conquistado em jornais, revistas, TV e rádio. Hoje, com o advento da internet e das mídias sociais, o trabalho de clipping se baseia, principalmente, nos veículos on-line. Na era digital, a clipagem vai muito além do arquivamento de notícias e links, mas se tornou um processo essencial no planejamento estratégico de um empresa, proporcionando a correção de rumos e enxergando novas tendências e oportunidades no mercado de atuação da companhia.

Com o foco cada vez maior nos meios de comunicação digitais, o profissional de comunicação teve que se adaptar a uma nova rotina e a uma nova dinâmica de trabalho. A internet proporciona a produção e a disseminação de conteúdo em proporções e velocidade jamais vistas, o que se torna um grande desafio para um monitoramento eficaz e de qualidade. Como em diversas outras áreas, mudanças e adaptações a uma nova realidade podem trazer consigo resistência e divergências quanto ao uso de novas ferramentas e a um modus operandi que foge aos padrões clássicos estabelecidos.

Tendo em vista esse cenário de mudança, confira a seguir alguns mitos e verdades sobre o clipping.

O Clipping Deve Ser Feito Diariamente

Verdade: Com a internet e as redes sociais, é essencial realizar a clipagem todos os dias, e não apenas quando algum conteúdo ou release é enviado à imprensa. Na era digital, não se pode correr o risco de simplesmente deixar passar alguma notícia que tenha sido publicada. O monitoramento diário é essencial para a tomada de decisões e criação de estratégias, principalmente a curto prazo, proporcionando à empresa uma maior agilidade nas respostas a possíveis cenários de crise ou a repercussões negativas.

Além disso, a clipping feito diariamente permite a mensuração mais precisa do trabalho realizado, proporcionando um acompanhamento quase em tempo real dos resultados das ações propostas, especialmente nos meios digitais, onde conteúdos e opiniões se espalham rapidamente, atingindo muitas pessoas em muito pouco tempo. O monitoramento dia a dia permite à empresa antecipar-se a tendências e a momentos de turbulência.

Notícias Negativas Não Tem Utilidade

Mito: Muitas assessorias ainda realizam um trabalho de clipagem que foca apenas nos conteúdos de teor positivo publicados na mídia. Porém, notícias e comentários negativos são importantes para se ter uma real percepção da reputação e da imagem da empresa. Qualquer informação errada ou mal intencionada pode ganhar uma repercussão inesperada e gerar uma crise.

As notícias ruins ou comentários negativos em redes sociais devem servir como estímulo e ser utilizadas como impulso para ações que contornem a situação e mostrem ao cliente que a companhia procura sempre melhorar seus processos e oferecer os melhores serviços.

A clipagem auxilia a identificar o que está sendo dito sobre a empresa e como responder a essas críticas. Esse esforço em sanar os problemas e garantir a satisfação do consumidor é o que contribuirá no processo de criação de uma relação de confiança e em  uma possível fidelização desse cliente.

Por fim, as notícias ruins ajudam a identificar possíveis problemas e, consequentemente, redefinir rumos. Um clipping transparente, que contenha essas informações, ajudará a companhia a não perpetuar maus hábitos, evitando a repetição de erros no futuro.

Todas as Mídias Devem Ser Monitoradas

Verdade: O bom serviço de clipping deve ir além do monitoramento de veículos tradicionais, como rádio, TV e mídias impressas. Esquecer-se da internet é um erro que nenhuma empresa pode se dar ao luxo de cometer, já que é onde estão as principais mídias independentes e as mais críticas, além de, claro, as redes sociais. Além disso, atualmente, os principais veículos de comunicação contam com versões on-line, onde replicam o mesmo conteúdo veiculado em outra plataforma, ou produzem material personalizado. ntender o que os veículos de comunicação estão dizendo sobre sua empresa é uma maneira de compreender a opinião do seu público, visto que  boa parte dele tende a ser influenciado pelos formadores de opinião. Por isso, a clipagem do maior número possível de diferentes mídias vai garantir maior rapidez na tomada de decisões e na prevenção de crises.

O que Interessa é Apenas o Cliente

Mito: Um erro comum cometido por assessorias é focar o clipping apenas nos conteúdos diretamente relacionados ao seu cliente. É fundamental o acompanhamento de todo o material divulgado a respeito não apenas da empresa,, como também da concorrência e de todo o mercado de atuação da companhia.

Todas esses fatores também serão necessários na avaliação dos pontos fracos e fortes da estratégia de comunicação da companhia e de seus concorrentes, auxiliando na tomada de decisões com foco na construção de maior relevância frente ao público-alvo. Além disso, a compreensão do setor de atuação da empresa vai ajudar na antecipação de tendências e o melhor aproveitamento de oportunidades de mercado.

Clipping é uma Ferramenta Estratégica

Verdade: Hoje, o monitoramento de notícias deixou de ser uma atividade restrita ao setor de comunicação da empresa. Se antigamente haviam departamentos importantes que sequer tinham acesso ao clipping, hoje essa atividade está interligada e integrada aos setores mais estratégicos da empresa e se tornou essencial para o direcionamento de ações e decisões, ajudando na prevenção de crises, na redução de impactos e na identificação de oportunidades. É um processo permanente da gestão corporativa e fundamental para as empresas que desejam atuar de forma competitiva e investir na inteligência de mercado.

A clipagem é a base para que a Inteligência de Mercado exerça sua função. Ela permite definir o posicionamento da empresa junto ao seu consumidor através do monitoramento de notícias e comentários sobre tudo o que diz respeito à marca. Essas informações são essenciais na análise de dados e vão auxiliar no planejamento de ações e na resolução de problemas, sendo parte importante do processo decisório da empresa.

Ferramentas de Automação Não São Necessárias

Mito: Imagine realizar todas as tarefas que comentamos manualmente. Certamente, algo vai passar batido e conteúdos importantes podem acabar ficando de fora. A velocidade com que a informação é publicada e circulada na internet não permite que o profissional perca tempo com pesquisas manuais em busca de conteúdo na mídia. Isso sobrecarrega o assessor e prejudica seu desempenho, sendo que ele poderia estar focado em atividades de maior importância estratégica para a empresa.

Em decorrência do surgimento da  internet e da necessidade de realizar um clipping dos meios digitais, foram criadas diversas ferramentas que podem auxiliar nessa atividade e trazer ganhos em assertividade e produtividade. Esses softwares automatizam o processo, realizando uma varredura pela internet por meio de palavras-chave ou temas específicos. Além disso, muitas dessas ferramentas são capazes de gerar estatísticas e relatórios que auxiliam no planejamento estratégico da empresa.

Com essas ferramentas também é possível armazenar toda a documentação on-line, por meio da computação em nuvens, possibilitando o acesso simultâneo por diversos usuários, de qualquer dispositivo e de qualquer lugar. Todas essas funcionalidades garantem uma maior assertividade no monitoramento de conteúdo de relevância para os negócios da empresa, reduzindo tempo e custos, além de direcionar os esforços do assessor para atividades mais estratégicas.

E você? Como é feito o trabalho de clipping na sua empresa? A MITI Inteligência oferece uma plataforma exclusiva de clipping, no qual é possível monitorar notícias de diferentes veículos de comunicação e tipos de mídia – online, impresso, rádio, TV e mídias sociais. Ficou interessado? Clique aqui e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela MITI.

Compartilhar: