Mineração de dados: o que é e como aplicá-la ao marketing?

A mineração de dados é, sem sombra de dúvidas, uma das práticas mais importantes para o sucesso do negócio. Diria que é absolutamente fundamental. Permitir que as organizações conquistem uma vantagem competitiva e obtenham as informações necessárias para otimizar as conversões, aumentar as vendas e a fidelidade do cliente, é um dos grandes objetivos do marketing.

Isso acontece pelo fato de que, ao aplicá-la, os gestores conseguem identificar as relações entre preços, produtos, serviços, indicadores econômicos, satisfação dos consumidores de acordo com as suas bases geográficas e muito mais.

É por essa razão que a mineração de dados tem se mostrado uma abordagem indispensável para todo e qualquer tipo de companhia que centralize a sua atenção no cliente e, consequentemente, nos objetivos de vendas. Conheça agora, quais são os pontos mais relevantes sobre esse assunto. Continue a leitura e confira!

O que é a mineração de dados?

A mineração de dados (data mining, em inglês) pode ser descrita, de modo objetivo, como a utilização de um conjunto de técnicas e tecnologias que possibilita automatizar a busca pelos padrões e tendências que não são detectáveis pelas análises mais simples e tradicionais.

Essa busca é realizada sobre o imenso volume de dados obtidos pelo negócio, também conhecido como Big Data. Seu funcionamento é baseado no uso de sofisticados algoritmos, muitas vezes embutidos em ferramentas robustas, para segmentar as informações e avaliar as anomalias, as correlações existentes e a probabilidade da ocorrência de determinados eventos num futuro, por exemplo.

Esse tipo de avaliação dá aos gestores um embasamento de altíssimo nível para as tomadas de decisão, permitindo antecipar as ocorrências do mercado e melhor se adaptar aos novos cenários.

Vale deixar claro que mineração de dados e Big Data são intimamente relacionados, já que a eficiência do primeiro depende da aplicação correta do segundo, embora sejam definições distintas.

Qual a sua importância para o negócio?

No universo digital, as informações não estruturadas correspondem a 90% do seu espaço. Entretanto, todos sabemos que ter acesso a um expressivo volume de informações não significa necessariamente ter mais conhecimento.

É justamente aí em que entra em cena a mineração de dados, pois é a partir da sua aplicação que se conseguirá estruturar esse “mar” de informações para tornar o consumo desses dados mais direcionado e assertivo aos objetivos de cada companhia. Em outras palavras, sua importância consiste, sobretudo, no sua capacidade para a descoberta dos padrões de comportamento do consumidor e do mercado como um todo – informações fundamentais para as tomadas de decisões.

Nesse sentido, a data mining explora os padrões desconhecidos que podem ter influência para o sucesso do negócio. Isso é possível somente com o uso das ferramentas e tecnologias adequadas.

Qual a utilidade de aplicá-la ao marketing da empresa?

As finalidades de aplicação ao marketing da empresa são imensas e também podem ser específicas para cada setor ou momento, mas em linhas gerais, existem aplicações que são úteis a todo tipo de negócio e, necessárias em diversos momentos como campanhas, lançamentos, posicionamento, etc, são elas:

  • análise de comportamento do público;
  • antecipação das demandas de consumo;
  • estudo da concorrência;
  • segmentação do mercado, procurando identificar grupos individuais;
  • mapeamento dos espaços de atuação de maneira estratégica.

Com essas informações em mãos, sua equipe será capaz de compreender mais completamente o seu contexto e criar peças que realmente conversem com os consumidores, convencendo-os de sua necessidade pelos seus produtos com muito mais facilidade.

Para finalizar, cabe salientar que é por meio da mineração de dados que se conseguirá gerar os insights mais valiosos que uma organização pode imaginar. Nos dias de hoje, as chances de progresso e a descoberta de novas oportunidades residem no exame profundo das informações e, para isso, contar com ferramentas que disponham desses conceitos e aplicabilidades representam mais tempo, maior assertividade e melhor rentabilidade para o seu negócio.

Gostou deste conteúdo? Então veja como o monitoramento de dados pode alavancar a sua empresa!

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