Como usar a mineração de dados para ter vantagem competitiva? Veja!

Processo de encontrar padrões, anomalias e correlações em grandes conjuntos de informações: essa é a mineração de dados, que quando aplicada de forma correta contribui significativamente para o sucesso de todo e qualquer tipo de negócio.

Por meio de uma série de diferentes técnicas, sua aplicação tem possibilitado a identificação de problemas e conhecimentos que até pouco tempo eram praticamente impossíveis de serem identificados. A razão por trás disso se resume à estatística clássica, ao machine learning e à inteligência artificial, conceitos e tecnologias que permitem processar imensas quantidades de dados de modo automático e profundamente analítico.

Neste conteúdo, mostraremos como a mineração de dados (também conhecida como data mining) vai ajudá-lo a conquistar uma vantagem competitiva perante aos seus concorrentes. Não deixe de conferir!

Obtenção de análises mais precisas

Seu primeiro auxílio está na obtenção de análises mais precisas. Nesse sentido, mais importante do que ter acesso a um “oceano” de dados é saber como navegar por ele. Com a utilização das ferramentas de data mining, você conseguirá cruzar informações de modo a organizá-las de acordo com as suas prioridades, visualizado apenas o que realmente importa.

Antecipação das tendências do mercado

A mineração de dados também ajuda na antecipação das tendências, oportunizando conhecimentos prévios sobre os mais variados fatores de mercado. Se deseja sair na frente dos concorrentes e de fato obter uma vantagem competitiva, ser capaz de prever os movimentos do setor e do seu negócio como um todo é fundamental.

Maior controle em momentos de crise

Ter que passar por crises é algo que ninguém deseja. No entanto, quando elas ocorrem — considerando que às vezes não é possível evitá-las —, é necessário tomar medidas adequadas para que se possa contorná-las da melhor maneira.

Nessa linha, a mineração de dados é cada vez mais importante, pois ajuda a detectar os sinais de perigo e a tomar ações imediatas para escapar, mesmo que em partes, dos momentos de crise.

Análise de afinidade

Dentro da mineração de dados, existe a análise de afinidade, que tem o objetivo de identificar as compras combinadas, ou seja, aquelas que envolvem um produto principal e um possível acessório extra. A associação entre eles permite que as equipes de marketing criem campanhas e promoções mais eficazes em termos de vendas.

Agrupamento lógico de informações

Uma das aplicações mais úteis da mineração de dados também é o agrupamento lógico de informações. Essa prática possibilita a identificação dos grupos de indivíduos cujos perfis são parecidos com o perfil ideal do tipo de consumidor que você deseja alcançar.

Monitoramento de redes sociais

As redes sociais são excelentes para se comunicar com os clientes e fidelizá-los. Nesse contexto, a mineração de dados traz os insights necessários para solidificar a sua marca, oferecendo um atendimento personalizado e em conformidade com as preferências de cada usuário.

Por fim, é preciso ter em mente que para ser possível ter sucesso com a mineração de dados, é indispensável a utilização de ferramentas adequadas, capazes de analisar grandes volumes de informação de maneira acurada.

Se gostou deste artigo, continue a aprender mais: aproveite para descobrir como a transformação digital interfere na comunicação empresarial!

Compartilhar: