Marketing de influência: o que você sabe sobre essa estratégia?

Estratégia de marketing digital que envolve pessoas influentes na internet e nas redes sociais, podendo ser utilizada por todo e qualquer tipo de empresa que deseja ampliar o alcance de sua marca, sob uma visão geral. É disso que trata o marketing de influência.

Apoiado por produtores de conteúdo independentes, mais conhecidos como influenciadores digitais, sua aplicação (quando unida com as outras ações de marketing digital) pode contribuir significativamente para o sucesso do negócio.

Isso porque a prática da influência tem um propósito simples e direto: compartilhar experiências da vida real para seduzir o público e inspirá-lo a tomar determinadas decisões, como adquirir um produto ou serviço.

A seguir, mostraremos as razões pelas quais você deve adotar o marketing de influência como estratégia do seu plano de comunicação. Não perca esta leitura em hipótese alguma!

Gera interação com o público-alvo

A primeira razão que faz valer a pena o investimento no marketing de influência é a sua grande capacidade de gerar interações com o público-alvo. Isso porque, ao ter a marca personificada por alguém com voz ativa (embaixadores e/ou influencers), você dá a ela uma característica mais humanizada.

Em virtude da bem-sucedida associação com determinados influenciadores digitais, algumas marcas se tornam quase que uma comunidade, em que os consumidores estão sempre “debatendo” o que desejam, o que gostam, não gostam e o que será aceito por eles — tudo nas redes sociais!

Forma orgânica de se comunicar com os consumidores

Outro ponto positivo dessa estratégia é que ela é uma forma mais orgânica de se comunicar com o público. Por agir por meio de figuras (pessoas comuns ou personalidades) que os consumidores conhecem e reconhecem, fica mais fácil chegar a eles e convencê-los a acreditar em suas mensagens.

O que favorece essa questão ainda mais é a falta de confiança do público em relação à publicidade tradicional. Nessa linha, o cenário dos influenciadores digitais como promotores dos seus produtos e/ou serviços permite uma aproximação mais natural.

Possibilidade de mensurar os resultados

Que o investimento no marketing de influência pode gerar excelentes resultados, não se discute mais. Isso, por si só, já seria o suficiente para adotá-lo no negócio, porém, diferentemente das abordagens do marketing tradicional, o aspecto que o deixa ainda mais fortalecido é a possibilidade de mensurar os seus efeitos com precisão.

Isso significa que é possível saber, por exemplo, qual foi o retorno (ROI) para cada real investido. De acordo com um estudo realizado pelo Tomoson, marketplace para influenciadores digitais, foi apontado, em média, uma receita de 6 vezes o valor aplicado: a pesquisa também trouxe a informação de que apenas 18% dos entrevistados não conseguiu gerar resultados sólidos com o método.

Para finalizar, vale deixar claro que o marketing de influência já passou de uma tendência para uma realidade. E engana-se quem pensa que o custo relacionado a essa estratégia é alto.

Apesar de ir às alturas, quando considerados os grandes influenciadores (artistas/personalidades e “indivíduos comuns” com milhões de seguidores em suas redes sociais), há valores acessíveis para até mesmo as menores organizações.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo. Se sim, veja como se dá a integração do marketing digital com o mundo real!

 

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