Marketing de Conteúdo para Assessores de Imprensa

Com o acesso à internet cada vez mais facilitado pelo avanço da tecnologia, era inevitável que a relação entre empresas e clientes também passasse por profundas modificações. Em um mundo cada vez mais conectado, as mídias digitais têm, hoje, uma grande importância  – se não maior do que os veículos tradicionais, como TV e rádio – na construção de uma comunicação direta e mais estreita com o consumidor.

Nesse cenário, é natural que a assessoria de imprensa busque oportunidades em novas mídias e trabalhe com foco também em blogs e outros veículos digitais. Para isso, é essencial a incorporação de ferramentas e técnicas do marketing digital como parte de um planejamento unificado da estratégia de comunicação de uma empresa.

A aliança entre assessoria de imprensa e marketing de conteúdo tem papel fundamental  para fortalecer a presença digital de uma empresa, reforçar a marca e atrair novos clientes. Com o consumidor cada vez mais bem informado e exigente, a produção de conteúdo rico e de excelência é a chave para alcançar o público pretendido e se diferenciar da concorrência. Para isso, a assessoria pode fazer uso do marketing de conteúdo e de suas técnicas para otimizar o trabalho, com criatividade e, sobretudo, relevância.

O trabalho de disseminação do conteúdo produzido por parte da assessoria de imprensa também auxilia nas estratégias de inbound marketing, ajudando a construir relevância e autoridade nos canais digitais, através de link building e da predominância da empresa nos resultados dos sites de busca para palavras-chave específicas (SERP Domination).

Como a Assessoria de Imprensa pode Explorar o Marketing de Conteúdo?

Uma forma de benefício é a exploração de práticas de inbound marketing por parte do assessor. Ele pode utilizar palavras-chave e  inserir links âncora bem posicionados ao longo do artigo ou do release que será enviado, fornecendo ao jornalista ainda mais conteúdo para a produção de matérias. Utilizar links de referência, que levem a conteúdos complementares e que auxiliem na compreensão e contextualização de termos e conceitos mais complexos também é válido

O uso do inbound também pode enriquecer o trabalho do assessor e qualificar o seu relacionamento com a imprensa. É possível utilizar , por exemplo, o conteúdo produzido pelo inbound como insumo para sugestão de pautas para os veículos de comunicação.

Além disso, através dos perfis de buyer persona mapeados pela equipe de marketing de conteúdo, a assessoria de imprensa pode realizar ações mais otimizadas e direcionadas a um público ou veículo específico, divulgando a marca com mais eficiência.

Por fim, o marketing de conteúdo com foco no ambiente digital proporciona à assessoria mais formas de  mensuração voltadas aos meios online, sem precisar se basear somente em medidas como a centimetragem, muito utilizada na análise dos resultados obtidos nas mídias tradicionais.

Assessoria e Geração de Tráfego

A assessoria pode cumprir um papel importante em todas as etapas do funil de vendas, ajudando a atrair mais visitantes de forma espontânea, com menos necessidade de mídias pagas, como Facebook Ads e Google Adwords. O objetivo é produzir conteúdo rico e informativo que faça a diferença e desperte o interesse do público-alvo.

A publicação de um conteúdo em um blog ou até mesmo em meios offline, como TV e jornal, pode gerar um pico de acessos ao site da empresa, repercussão  e compartilhamentos nas redes sociais, além de um melhor posicionamento nos mecanismos de busca. Isso possibilita que empresas de menor porte se tornem mais competitivas na internet, mesmo frente a concorrentes maiores ou mais conhecidos.

Assessoria para Atração de Leads Qualificados

Com os dados coletados pela equipe de marketing, a assessoria pode realizar um trabalho de segmentação ainda mais focado e buscar os canais mais adequados para o envio de press releases. Em meio ao conteúdo enviado, pode-se apostar, por exemplo, na divulgação de um e-book ou de uma Landing Page. A publicação desse material em veículos especializados e de maior relevância para os negócios da empresa vai auxiliar na atração de leads mais qualificados e propensos à compra.

Como entregar resultados efetivos

Com maior exigência e conhecimento por parte do consumidor, alinhar as estratégias de marketing de conteúdo e assessoria de imprensa em um planejamento de comunicação unificado se faz fundamental para alcançar as expectativas desse novo público. Essa integração é inevitável se sua empresa almeja crescer  e ter cada vez mais autoridade e relevância no meio digital.

Tenha em mente que esse consumidor é bombardeado todos os dias por inúmeras mensagens, e é nesse contexto que você precisa se destacar e alcançá-lo para entregar sua mensagem. Por isso, fuja de fórmulas tradicionais e foque na produção de pautas criativas e informativas, que acrescentem à experiência do visitante.

Planeje a divulgação do conteúdo com base em palavras-chave e desenvolva estratégias específicas para cada veículo de comunicação, levando em consideração suas características e público-alvo. Alie tudo isso a práticas de SEO para ampliar as chances do seu conteúdo se propagar ainda mais no ambiente online, qualificando seu conteúdo e favorecendo. o seu relacionamento com a imprensa.

Assim, a assessoria de imprensa e inbound marketing podem se beneficiar mutuamente, atuando na construção de relevância e autoridade, aumentando a visibilidade da empresa e reforçando a marca no ambiente digital.

E você? Sua empresa já realiza um planejamento integrado entre marketing de conteúdo e assessoria de imprensa? Conte-nos mais sobre suas experiências. Deixe um comentário!

Compartilhar: