Você sabe por que deve investir em Inteligência Competitiva na sua empresa?

Conjunto de procedimentos proativos e informacionais, cujo objetivo está na condução dos gestores e/ou empreendedores à tomadas de decisões mais acertadas e eficientes, sob um olhar geral, é disso que se trata a Inteligência Competitiva (IC).

Constituída pela criação de estratégias administrativas e operacionais, sua aplicação visa garantir a antecipação das demandas do mercado, preparando a empresa para os “movimentos” eventuais não planejados.

Para que isso seja realmente possível, a IC deve manter a sua dependência das ferramentas de Big Data, Business Intelligence e Business Analytics.

Neste conteúdo mostraremos por que investir em Inteligência Competitiva no seu negócio. A leitura é interessante e, por isso, merece toda a sua atenção. Aproveite!

Qual a sua relevância no mercado?

A primeira observação a se fazer, aqui, é que a relevância da IC no mercado se inicia no fato de que ela está diretamente associada à Transformação Digital, que tem modificado significativamente o cenário organizacional das companhias.

Até relativamente pouco tempo, a tarefa de coletar grandes grupos dados, analisá-los e mensurar os resultados era difícil e muito demorada. Boa parte das pequenas e médias organizações nem mesmo tentavam.

No entanto, com o advento do Big Data, um pilar central da Transformação Digital, a prática de coletar informações foi simplificada em diversas vezes. Como consequência, a Inteligência Competitiva, antes uma exclusividade apenas nas maiores corporações, passou a ser aplicada por todos os tamanhos de empresa.

É exatamente nesse ponto que a sua relevância no mercado foi expandida, pois ao não aplicá-la no negócio, você dificilmente conseguirá obter um diferencial competitivo em relação aos seus concorrentes. Dada a essa importância, a MITI Inteligência oferece soluções estratégica na área de Inteligência Competitiva, que apresenta aos clientes desde relatórios mais simplificados e apresentações métricas, como também projetos mais elaborados que oferecem direcionamentos estratégicos mais assertivos com base na pesquisa e análise de mercado e estruturação de dados.

Por que investir em Inteligência Competitiva na sua empresa?

Uma gestão estratégica e inteligente consegue identificar os movimentos de retração no mercado, antecipando-se a eles, cortando custos, realocando verbas e pensando em alternativas para lidar com as mudanças externas.

Nesse sentido, o investimento em Inteligência Competitiva é importante pelos seguintes fatores:

Inovação

Mais do que “somente” se antecipar aos possíveis contratempos do mercado, a aplicação prática da IC permite a geração de insights valiosos e que poderão ser convertidos em inovação. Isso porque ela ajuda a empresa a reconhecer as tendências, comportamentos, necessidades e expectativas do consumidor antes mesmo de estarem estruturadas.

Produtividade

A Inteligência Competitiva também contribui para otimização dos processos internos, oportunizando ações mais inteligentes tanto para os clientes quanto para os colaboradores. O ganho de produtividade virá como uma espécie de “subproduto”, colaborando para a redução de custos e de tempo.

Competitividade

Uma vantagens mais claras da IC não poderia ser outra a não ser o aumento de competitividade que ela traz para o negócio como um todo. Ao analisar o setor, o público e os concorrentes, ela ajuda na identificação das oportunidades que na maioria das vezes passariam despercebidas.

Para concluir, é importante ter em mente que a relevância da Inteligência Competitiva para o sucesso de uma organização será cada vez maior. Portanto, se você ainda não investe nela, agora é uma ótima hora para começar!

Por tanto, se quer saber mais e deseja ficar por dentro de outros assuntos relacionados, assine a nossa newsletter agora mesmo!

Compartilhar: