Inteligência artificial: saiba o que é e como usá-la no marketing

Uma aplicação que pode trazer inúmeros benefícios para o negócio, da otimização dos processos à melhoria nas tomadas de decisão, a Inteligência Artificial (IA) deixou de ser uma tendência para se tornar uma realidade. Disponível até pouco tempo apenas para as grandes organizações, hoje já é acessível para todo e qualquer tipo ou tamanho de empresa.

Na verdade, já está mais presente do que se imagina em diversos setores, sendo utilizada para uma série de diferentes atribuições. Neste artigo, mostraremos como aplicar a Inteligência Artificial ao marketing.

Não perca esta leitura em hipótese alguma. Vamos lá!

O que é a Inteligência Artificial?

Termo usado para descrever um amplo conjunto de softwares cuja capacidade é não somente pensar como nós, mas também de:

  • aprender;
  • perceber;
  • raciocinar;
  • decidir.

Engana-se quem acha que o conceito de Inteligência Artificial é algo recente. Pelo contrário, foi estabelecido em 1956 por um cientista da computação estadunidense chamado John McCarthy. Também conhecido como o pai da IA, na ocasião, o estudioso a definiu como a ciência das “máquinas que pensam”.

Como a IA é aplicada?

No que diz respeito ao funcionamento, o ponto a se destacar é que a sua presença no dia a dia das empresas só é possível devido às suas “tecnologias operárias”, ou seja, aquelas que fazem com que a Inteligência Artificial de fato funcione.

Resumidamente, são elas:

  • Machine Learning (aprendizado de máquina);
  • Deep Learning (aprendizado profundo);
  • Processamento de Linguagem Natural (PLN).

Como aproveitar a Inteligência Artificial no marketing da empresa?

Tratando-se do marketing, a Inteligência Artificial pode ser aproveitada para os seguintes aspectos:

Identificar novas oportunidades e tendências de mercado

Uma das contribuições mais “clássicas” da IA está na identificação de novas oportunidades e tendências de mercado. Isso acontece devido à sua integração com o Big Data, que permite a análise do imenso volume de dados obtidos pelo negócio.

Nesse sentido, a IA pode ser aplicada para captar, organizar e “gerenciar” esse arsenal de informações de modo altamente eficaz e preciso, trazendo insights valiosos para o desenvolvimento de novas soluções e estratégias, por exemplo. Um dos usos muitos inovadores está na identificação de termos relacionados a assuntos de interesse, conseguindo assim, encontrar redes de palavras associadas que podem ser muito relevantes para o negócio, principalmente ao incluir organizações, pessoas, lugares, etc, gerando uma nova gama de oportunidade a serem exploradas pelas marcas para os mais diversos objetivos.

Proporcionar melhores experiências para o cliente

Outro âmbito a se salientar no uso da Inteligência Artificial no marketing é a possibilidade de oferecer melhores experiências para o cliente.

Por permitir que máquinas “se relacionem” com o público de maneira cognitiva, isto é, entendendo cada vez melhor o olhar humano, sua aplicação é capaz de gerar interações, otimizar o atendimento e resolver problemas de forma ágil e eficiente: é importante ter em mente que a experiência do cliente é fundamental para o marketing boca a boca. Uma experiência positiva e inovadora pode gerar inúmeras indicações e negócios.

Prever o comportamento dos consumidores

Não menos relevante é a previsão do comportamento dos consumidores. Entenda que a Inteligência Artificial (novamente em conjunto com o Big Data) viabiliza o rastreio de praticamente todos os cenários do mercado, oportunizando, assim, o mapeamento das ações de consumo e a antecipação de movimentos futuros.

Contar com recursos próprios de IA desenvolvidos para entendimento do comportamento do consumidor é um dos grandes diferenciais das estratégias de marketing adotadas por grandes corporações e, agora, ferramentas com mecanismos de Inteligência Artificial chegam ao mercado para permitir que empresas de quaisquer segmentos e tamanho também contem com essa tecnologia a dispor de seus negócios.

Todas essas contribuições da IA promoverão o aumento das vendas e, consequentemente, o crescimento das empresas. Conhecer as melhores práticas do mercado e usufruir do que existe de mais moderno em plataformas tecnológicas e tendências de marketing é fundamental para acompanhar a concorrência e criar estratégias inovadoras para sua empresa, extraindo as maiores possibilidades dentre as grandes oportunidades que o presente e futuro oferecem.

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