E-mail marketing: 4 vantagens cruciais para o plano de comunicação

O e-mail marketing é uma forma de comunicação estabelecida entre empresa e seus potenciais clientes. Inicialmente era conhecido como mala direta, e por isso foi visto como um tipo de comunicação invasivo, sendo classificado até mesmo como spam por muitas pessoas.

Graças ao avanço de ferramentas de automação e ao direcionamento mais específico da estratégia, o e-mail marketing é uma excelente forma de aplicar conceitos de inbound e marketing digital. Hoje a ferramenta é vista como um método mais pessoal de entrar em contato com clientes e de se aproximar deles — principalmente para aumentar a relevância da marca entre os contatos já coletados.

Se você ainda não tem uma estratégia de e-mail marketing, continue a leitura deste post e confira algumas vantagens que a sua empresa está deixando de usufruir!

1. Não há restrições de alcance

O endereço eletrônico é essencial para o uso de recursos e aplicações na internet — para fazer logins, por exemplo. Segundo a pesquisa da Pew Research, 92% dos usuários adultos utilizam e-mail. Em 2015, essa porcentagem representava 2,5 bilhões de pessoas, como publicado pela Radicati. A tendência é que a quantidade alcance 2,9 bilhões em 2019, o que significa mais de um terço da população mundial.

Logo, a quantidade de pessoas que acessam diariamente sua caixa de entrada é muito grande, sem contar a certeza de que o número de pessoas selecionadas será igual ao das pessoas que receberão o conteúdo enviado.

Isso não acontece, por exemplo, com postagens em redes sociais: o alcance não é previsível porque a plataforma usa algoritmos para selecionar pessoas com mais relevância para acessar o conteúdo compartilhado. Dessa forma, não dá pra saber exatamente quantos usuários poderão ver a sua mensagem.

2. Possibilita grande retorno financeiro

Para executar uma estratégia eficiente basta ter um domínio, uma ferramenta de automação e uma pessoa para executar as ações. Como não é necessário investir muito no início e a possibilidade de obter rendimentos é enorme, o e-mail marketing é um recurso de grande retorno financeiro.

Além de ser mais econômica, essa é uma forma mais ágil de chegar até o cliente e manter uma relação com ele. Outras estratégias como o marketing de conteúdo passam por várias fases até culminar nesse nível de proximidade.

3. Tem formato personalizado

As mensagens de e-mail não têm limites de caracteres, e os textos podem ser enviados sozinhos ou conter GIFs e imagens. Também podem ser incluídos templates e elementos gráficos, links para outras páginas da web ou posts em redes sociais.

Mesmo que o conteúdo não seja longo, se for bem escrito, tiver linguagem apropriada e for direcionado para o cliente certo, o resultado certamente será mais eficaz do que outras práticas usadas em marketing.

4. Cria uma relação direta e mais intimista com o cliente

Depois de finalizar uma venda, a empresa não pode se afastar dos seus clientes. Essa é uma oportunidade de aproveitar a aproximação daquele consumidor, que já conheceu seu produto ou serviço, para manter uma relação mais intimista, que pode culminar em fidelização.

O e-mail marketing é uma excelente ferramenta para isso, já que cria a impressão de pessoalidade e pode ser determinante para novas experiências de consumo — como obter informações de promoções, receber congratulações ou conteúdos relevantes para melhorar a experiência de busca e compra dos clientes.

Para implementar uma estratégia eficiente de e-mail marketing, a empresa precisa planejar a forma com que serão coletados os endereços eletrônicos, já que não é indicado comprar uma lista de e-mails.

De forma estruturada e organizada, é possível alcançar uma vantagem competitiva em relação à concorrência e manter clientes fidelizados à marca.

Agora que você conhece alguns benefícios do e-mail marketing, que tal compartilhar essas informações nas redes sociais?

Compartilhar: