Crie um e-mail marketing de sucesso com 5 passos simples

Importante porque é uma das principais formas de criar e nutrir relacionamentos com o público, seja para divulgar eventos, enviar newsletters, promover conteúdos especiais ou informar novidades, basicamente, é assim que pode ser descrito o e-mail marketing.

A combinação entre baixo custo de implementação, grande alcance, eficácia, personalização e retorno claro é o que o torna, de acordo com a DMA, uma excelente maneira não apenas de conquistar novos clientes, mas também de ampliar a voz e o reconhecimento de marca em seu mercado.

Segundo a diretora de Inteligência de Mercado da MITI Inteligência, Elizangela Grigoletti, o e-mail marketing é uma importante ferramenta para uma aproximação entre cliente e empresa de uma forma menos abrupta, com o intuito de estreitar um laço maior e significativo entre as partes.

Pensando em todo o contexto apresentado, elaboramos este conteúdo para mostrar 5 passos para a criação de um e-mail de marketing de sucesso. Não perca essa leitura em hipótese alguma. Confira!

1. Adote uma plataforma de e-mail marketing adequada à sua empresa

Levando em consideração o fato de que o trabalho é sério e que deve ser feito de modo constante e o mais profissional possível, é uma boa dica começar com a adoção de uma plataforma de e-mail marketing adequada à sua empresa.

São diversas as possibilidades, porém, cada qual com suas próprias particularidades. Também chamada de ESP (E-mail Service Provider), esse tipo de ferramenta é indispensável para a organização, a estruturação dos e-mails, a produtividade dos envios e o processo de gestão: algumas soluções oferecem planos gratuitos até uma determinada quantidade de contatos.

2. Construa uma boa base de leads e organize os contatos por segmento

Após a escolha da plataforma, foque os seus esforços na construção de uma boa base de leads, a segmentando de acordo com características e especificidades. Nesse momento, pense em como serão gerados os contatos de e-mail para a sua empresa.

As campanhas devem ser criadas conforme as diferentes personalizações que envolvem o seu público-alvo. Em termos práticos, essa é a segmentação de leads, que pode ser feita considerando questões como localidade, idade, sexo, etapa do funil de venda, número de compras etc.

3. Defina suas estratégias de comunicação

O próximo passo é definir as suas estratégias de comunicação. Nesse sentido, se pergunte:

  • Quem é o meu público?
  • Quais são as ações que pretendo abordar com o e-mail marketing?
  • Qual é a linguagem que melhor se encaixa com a minha empresa?
  • O que eu considero como sucesso para meus e-mails?

Entenda que responder essas perguntas é essencial para que você consiga ampliar a eficiência das suas campanhas.

4. Ofereça conteúdos valiosos e que sejam relevantes

A regra de ouro está na oferta de conteúdos valiosos e que sejam realmente relevantes para o seu público. Antes de iniciar qualquer disparo, se coloque na posição dos leitores e tente imaginar que proveitos eles teriam ao lê-los.

Quando falamos valiosos e relevantes, estamos nos referindo a conteúdos que despertam o interesse do leitor e o faça querer visitar o seu site e/ou loja virtual, por exemplo: resolver dúvidas e problemas serve para ilustrar o que estamos dizendo.

5. Monitore os resultados

Não menos importante está o monitoramento dos resultados. Engana-se quem pensa que um e-mail marketing termina no botão de envio, pelo contrário, é necessário analisar os números que vêm depois, como:

  • taxa de abertura;
  • taxa de cliques;
  • taxa de conversão.

É isso que permitirá com que você saiba o que funciona ou não. Os e-mails que trazem maiores frutos devem servir como referência para as próximas campanhas.

Para concluir, não poderíamos deixar mencionar a importância de definir os seus objetivos com cada e-mail marketing disparado. O mesmo para o design, que deve ser simples, atrativo e funcional.

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