Como Fazer um Press Release Para Redes Sociais

Com a evolução da tecnologia e dos meios de comunicação na internet, o modo como empresas de todos os setores se comunicam com seu público vem sofrendo contínuas mudanças. É preciso que esse trabalho se adapte aos novos comportamentos dos usuários e à linguagem utilizada na web. É nesse contexto que surgiu o Social Media Press Release (SMPR), forma de comunicação específica voltada para as redes sociais.

O press release já não é mais uma simples ferramenta para atrair cobertura dos grandes veículos de comunicação, mas um importante mecanismo de relacionamento com o público, apoiando-se em metas para exposição da marca, atração de leads e direcionamento de tráfego para o site da empresa. Para isso, essa forma de comunicação teve que se adaptar à nova realidade do ambiente online, alinhando-se com as possibilidades fornecidas pelas  mídias sociais e aos novos hábitos de consumo de informação do público.

Ao contrário do modelo tradicional, o release para redes sociais visa o engajamento do usuário através da interatividade, disponibilizando fotos, vídeos, gifs e áudio que consigam atrair a atenção e aumentar a relevância da marca junto às pessoas. É importante notar, porém, que o press release para mídias sociais não substitui em nenhum aspecto o release tradicional, mas funciona como complemento das estratégias de comunicação do modelo clássico.

O social media press release tem uma clara mudança de foco, deixando de se comunicar apenas com jornalistas e passando a atingir diretamente seu público, usuários e influenciadores interessados pela marca. Essa ampliação de interesses é decorrente das características da comunicação nas mídias sociais, que além de ser uma forma interativa através de curtidas, compartilhamentos e comentários, é também um canal de fácil propagação de informações e ideal para monitorar a repercussão das ações realizadas pelas empresas.

O foco do SMPR é o mesmo de toda comunicação corporativa: compartilhar conteúdo informativo e útil, que atraia a atenção e gere engajamento do público. O grande desafio nessa comunicação, porém, é ir ao encontro da nova forma de consumo de conteúdo dos usuários dos canais sociais, acostumados a um ambiente com informações sucintas, breves e em formato multimídia. Quanto mais rápido, criativo e de fácil acesso for a maneira que essa mensagem é enviada, maiores serão as oportunidades e as possibilidades de garantir compartilhamentos, interações, menções e maior repercussão.

Agora que você sabe um pouco mais sobre o assunto, confira a seguir ficar de como fazer um press release para as redes sociais.

Crie Títulos Atraentes

Elabore chamadas curtas, claras e impactantes, que despertem a atenção do leitor. Hoje em dia, as pessoas são bombardeadas por informações a todo instante e, principalmente nas redes sociais, o tempo para conquistar o público é cada vez mais curto. Por isso, invista na criação de títulos atraentes e diretos, que conduzam o leitor à ação. Ele é o elemento mais importante no seu press release.

Adapte Seu Discurso

Se antes os press releases eram destinados exclusivamente à imprensa, hoje a mensagem está em contato direto com o seu público. Por isso, adapte a linguagem do texto para que você converse diretamente com ele. Utilize termos compreendidos  pelos usuários das redes sociais e seja conciso e direto. Crie, por exemplo, trechos curtos com informações objetivas. Isso facilita o compartilhamento por parte dos usuários, como retweets e menções.

Utilize as Técnicas de SEO

É essencial que você otimize seu texto através da utilização das técnicas de SEO. Isso vai garantir que ele fique bem ranqueado nos mecanismos de busca e seja encontrado com mais facilidade. Para isso, utilize as palavras-chave relativas ao seu negócio no título e ao longo de todo o texto. Escreva parágrafos curtos e inclua links que levem à sua página. Por fim, certifique-se de utilizar templates responsivos, que se adaptem a qualquer tipo de dispositivo.

Seja Multimídia

Acrescente conteúdos nos mais diversos formatos para aguçar o interesse do público e estimular o compartilhamento e a interação. Aposte em vídeos, fotos, áudios ou gifs para oferecer algo além do texto, chamar a atenção para sua mensagem, enriquecer a experiência do usuário e aumentar suas chances de compartilhamento.

Inclua Suas Redes Sociais

Como se trata de um artifício focado em promover a divulgação do seu conteúdo nas redes sociais, disponibilize alternativas de compartilhamento no seu social media press release e inclua os canais sociais mais utilizados pela empresa e que sejam frequentemente atualizados. Isso simplifica a vida do usuário e o estimula o compartilhamento do conteúdo, aumentando o alcance orgânico da sua mensagem e a visibilidade da marca.

A dinâmica do ambiente online possibilita que conteúdos e informações sejam disseminados em alta velocidade, permitindo também interações diretas e em tempo real entre a marca e o público. Desse modo, o release para redes sociais consegue visibilidade e impacto muito maiores que o release tradicional. No entanto, é necessário cuidados na confecção de conteúdo, garantindo que seu SMPR seja efetivo e alcance os resultados esperados, conquistando engajamento e repercussão do público.

E você, otimiza os seus releases para as redes sociais? Como está o desempenho do conteúdo publicado nos seus canais de interação com o público? Deixe-nos um comentários e compartilhe suas experiências!

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