Como Escolher Uma Ferramenta de Monitoramento de Notícias

Com o surgimento e o crescimento cada vez mais acelerado da internet, um dos grandes desafios para empresas de todos os setores é realizar um monitoramento eficaz da sua marca junto aos formadores de opinião e ao público. A necessidade de acompanhar e monitorar tudo o que é dito sobre a empresa, o mercado de atuação e até mesmo a concorrência se tornam tarefas muito mais complexas no ambiente on-line, devido à infinidade de veículos produtores de conteúdo e à alta velocidade na disseminação de informações.

As ferramentas de monitoramento de notícias são softwares que realizam  a coleta e o processamento de informações sobre um tema ou um termo específico – normalmente através de palavras-chave. Elas realizam uma varredura por toda a rede em busca de conteúdos relacionados ao tópico definido. Atualmente, esses softwares são muito utilizados por empresas especializadas em assessoria e comunicação para otimizar a automatizar o trabalho de clipping, fazendo a procura de notícias e demais conteúdos em sites e blogs, além de menções em redes sociais, por exemplo.

As informações coletadas podem ter diversos usos dentro de uma empresa, auxiliando no acompanhamento da concorrência e de tendências de mercado, definição de estratégias, mudanças de rumo, prevenção de crises, avaliação de ações realizadas, etc.

Para que o monitoramento seja eficaz e traga benefícios estratégicos à companhia, é necessário que os termos que nortearão a pesquisa sejam bem definidos e que a ferramenta ideal para realizar esse processo seja escolhida. Além disso, é essencial que essa verificação seja feita regularmente e, preferencialmente, todos os dias.

Com um número crescente de softwares disponíveis no mercado, confira a seguir o que levar em consideração na hora de escolher uma ferramenta de monitoramento de notícias para a sua empresa.

Monitoramento Abrangente e de Qualidade

É incontável a quantidade de sites e blogs disponíveis na web atualmente. É de se imaginar a dificuldade que seria realizar uma varredura manual por toda a internet em busca de informações úteis à sua empresa. Mais do que quantidade, um monitoramento eficaz deve se basear na relevância e qualidade das páginas pesquisadas. Por isso, avalie em quais sites é realizada a pesquisa e se os resultados apresentados vão ao encontro das necessidades da companhia.

Sistema de Alertas

A velocidade de produção de conteúdo e de disseminação da informação na internet é muito alta. Uma notícia publicada no começo do dia pode alcançar milhares de pessoas em pouco tempo e, dependendo do teor e da repercussão causada por esse conteúdo, pode  trazer grandes prejuízos à companhia.

Pensando nisso, é fundamental que a empresa e sua assessoria tenham acesso a esses conteúdos o quanto antes, garantindo que haja tempo para que se elabore uma resposta adequada e se gerencie a situação sem sobressaltos. Por isso, um dos pontos mais importantes a serem levados em consideração na hora da escolha é ter a certeza de que a ferramenta disponibiliza um sistema de alertas por e-mail e SMS sobre novos conteúdos relacionados às palavras-chave consideradas prioritárias pela empresa.

Armazenamento Eficiente

Antigamente, o clipping baseava-se no arquivamento de recortes de jornais e revistas e das inserções de TV e rádio, armazenando-os em pastas e arquivos. Com isso, a informação estava sempre disponível para pesquisas e consultas. Na internet, não é raro que um site fique fora do ar ou que um link simplesmente pare de funcionar. Por isso, verifique como a ferramenta realiza a busca e o acesso às informações e se não há o risco de essas informações coletadas serem apagadas ou simplesmente se perderem.

Monitoramento de Mídias Sociais

É crescente o impacto que as mídias sociais têm para a reputação e imagem de uma empresa. O compartilhamento de experiências e opiniões pode gerar uma repercussão com proporções difíceis de controlar e indo parar até mesmo na imprensa, que cada vez mais se pauta pelo que é dito nas redes. Por isso, certifique-se de que a ferramenta escolhida realize o monitoramento das diferentes mídias sociais, sites de reclamação, blogs e fóruns. A percepção da reputação da empresa junto ao público através da captação e mensuração dos comentários de usuários auxilia na correção de rumos e no planejamento de ações mais assertivas.

Compartilhamento de Resultados

A velocidade da internet e a necessidade de monitoramento de um ambiente on-line frenético certamente mudaram o ritmo com que devem ser manejados os dados coletados por empresas de todos os segmentos. Foi-se o tempo em que os relatórios de clipping eram enviados à diretoria semanalmente ou mensalmente. Hoje, quanto antes os setores estratégicos da empresa puderem ter acesso aos resultados do trabalho de clipagem, mais bem preparada ela vai estar na hora de tomar decisões e traçar novas estratégias.

Por isso, verifique as funcionalidades da ferramenta para o agrupamento e compartilhamento dos conteúdos. Muitas dessas ferramentas geram estatísticas e relatórios importantes para o planejamento estratégico da empresa e para a comparação dos resultados obtidos pelas diversas ações realizadas.

Avalie também a possibilidade de armazenamento de dados em nuvem. Desse modo, os conteúdos poderão ser acessados de qualquer dispositivo e por diversos usuários ao mesmo tempo. Por último, verifique se a ferramenta conta com o serviço de envio e configuração de newsletter, agilizando o contato e possibilitando o compartilhamento de informações com seu público.

 

Realizar o monitoramento da internet se tornou fundamental para o planejamento estratégico de empresas de diferentes setores. Esse trabalho vai muito além do controle e avaliação da imagem da marca junto ao público, e é essencial para acompanhar a concorrência, enxergar tendências e oportunidades, avaliar o mercado em que a empresa está inserida e planejar ações futuras.

O ritmo acelerado do ambiente online e a massiva  quantidade de informação que circula na internet torna praticamente impossível o acompanhamento manual desses conteúdos. Soma-se a isso a posição cada vez mais estratégica da assessoria de imprensa dentro das empresas e a necessidade de ter o profissional de comunicação dedicado a essas tarefas. Nesse contexto, a escolha de uma ferramenta de monitoramento de notícias e mídias sociais não só agiliza o processo de coleta de conteúdos e informações, mas auxilia na tomada de decisões e na definição das diretrizes a serem seguidos.

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