Como Big Data Pode Ajudar na Repercussão da sua Empresa

A tomada de decisões dentro das empresas nunca esteve tão avançada. As marcas que fazem uso do Business Intelligence passam por seu auge. Nesse sentido, o Big Data Analytics significou uma revolução no modo como empresas de todos os setores entendem seus clientes, com ganhos notáveis em toda a cadeia de processo, com destaque especial para Marketing e Publicidade Digital. O uso de novas tecnologias otimiza a rotina diária dessas duas áreas, transformando-as em processos muito mais precisos e ágeis, para compreender o consumidor e seus hábitos, suas preferências e necessidades.

A utilidade do Big Data passa, em um primeiro momento, por fornecer a empresas grandes volumes de dados, importantes na geração de insights, na identificação de tendências e no direcionamento estratégico da marca. Hoje em dia, qualquer marca pode ter acesso a essa quantidade incrível de dados e informações, que vão auxiliar no estudo do comportamento do consumidor e aumentar sua capacidade competitiva.

A grande questão a ser resolvida por essas empresas é o que fazer com essa diversidade de dados em mãos. Todas essas informações são chave no mundo dos negócios e quem souber utilizá-las vai obter vantagem estratégica no mercado. Sendo assim, nos últimos anos, o Big Data se tornou o maior aliado para proporcionar oportunidades para os setores de vendas e marketing .

A seguir, confira como o Big Data pode auxiliar na repercussão da sua empresa na internet.

Propagação da Marca

As redes sociais abriram novas portas para o mundo dos negócios. Saber aproveitar as novas possibilidades trazidas por essas plataformas é um importante passo para a consolidação e a construção de autoridade de uma marca junto ao público. Utilizar técnicas que foquem na conquista de um maior engajamento por parte dos consumidores e simpatizantes é importante para a propagação da empresa na internet. Esses usuários acabam atuando como defensores da marca, compartilhando conteúdos, curtindo, interagindo, fornecendo feedbacks sobre seus produtos e serviços, e inclusive, protegendo-a nas mídias sociais.

O uso do Big Data permite que esse trabalho seja feito com muito mais precisão, através do monitoramento e análise dos dados disponibilizados pelos diversos canais sociais. Isso proporciona uma segmentação mais assertiva do público, auxiliando na compreensão de suas  dores e desejos. Esse processamento de informações permite ainda um acompanhamento da concorrência, possibilitando a avaliação dos pontos fracos e fortes das ações realizadas.

Personalização de Serviços

Os canais de comunicação considerados tradicionais já não são mais suficientes e tão efetivos na conquista de novas oportunidades e na hora de fornecer um ROI satisfatório. O consumidor da era digital possui novos hábitos e comportamentos, é menos fiel  às marcas e conhecedor das diversas ferramentas que permitem que ele adquira os produtos de sua preferência de maneira mais rápida e barata.

Sendo assim, a captura dos dados coletados no processo de Big Data permite a análise das informações dos clientes e a possibilidade de se ofertar uma solução personalizada, por meio de uma estratégia de vendas também customizada, proporcionando, assim, uma oferta mais assertiva em relação às preferências desse consumidor.

Identificação de Oportunidades

Através da grande variedade e quantidade de informações coletadas, é possível descobrir padrões ligados ao público-alvo e ao mercado de atuação da empresa que garantem à marca vantagens competitivas para sair na frente da concorrência.

Nessa nova era digital, o dados são mais importantes que a intuição ou o instinto dos profissionais e é essencial a utilização de técnicas e ferramentas que sejam capazes de analisar e processar as informações geradas. Esse processo proporciona insights importantes para a identificação e avaliação de oportunidades de novos negócios e nichos de mercado ainda não explorados pela concorrência, ampliando a chance de aumentar a base de clientes e, consequentemente, as vendas da companhia.

Assertividade de Anúncios

Existem diversas aplicações possíveis ao Big Data e uma das áreas que mais se beneficia com essas informações é a publicidade digital. Os dados coletados da audiência desempenham papel fundamental quando se trata de automatizar a compra de mídia. Com essas informações, coletadas por meio da análise do comportamento digital dos usuários e de cadastros preenchidos, é possível gerar campanhas mais precisas e direcionadas, mesmo sem se ter o controle de onde esses anúncios serão exibidos na web. Ao ser executada juntamente com o monitoramento em tempo real da performance das campanhas, essa estratégia amplia ainda mais as chances de sucesso do anunciante, ao se mostrarem mais assertivas e atingirem um público mais afim das soluções ofertadas.

Efetividade na Conversão

A análise dos comportamentos e preferências do consumidor é primordial para impactá-lo positivamente no momento de decisão de compra. Quando um consumidor pesquisa por algum produto ou serviço específico, pode-se concluir que essa decisão já está tomada, bastando apenas o estímulo correto para a conclusão dessa etapa. Esse processo poderá acontecer de maneira mais acelerada se a empresa tiver em poder de informações que a levem a antecipar os desejos do cliente, saber identificar o que oferecer a ele e os meios de distribuição mais adequados para atendê-lo.

O padrão de consumo das pessoas é uma verdadeira mina de ouro para quem trabalha com publicidade e marketing. Saber o que elas buscam, quais são suas necessidades e como elas compram são informações valiosas na hora de se definir estratégias para impulsionar as vendas e criar soluções mais assertivas e direcionadas. Isso mostra como o Big Data pode servir como importante base para inovação e crescimento de empresas de todos os setores.

Sua utilização se tornou uma necessidade do mercado para que a empresa se adapte aos novos hábitos de um consumidor conectado e cada vez mais exigente e informado na hora da compra. Além disso, a utilização de dados e feedbacks para a criação de ações mais precisas e na avaliação de outras já realizadas auxiliam na descoberta de tendências de mercado e de comportamentos e preferências de consumidores.

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