Como Aplicar o SEO na Assessoria de Imprensa

Como Aplicar o SEO na Assessoria de Imprensa

Atualmente, a internet é o principal meio em que as assessorias de imprensa atuam. Isso quer dizer que muitas das práticas e técnicas utilizadas no dia a dia do assessor tiveram que passar por mudanças e se adaptar ao mundo on-line. Hoje, mais do que comunicar, é papel da assessoria expor a marca na rede, garantindo que o conteúdo sobre a empresa seja encontrado pelo público. Isso, no ambiente virtual, significa estar bem posicionado nas páginas de resultados dos grandes sites de busca. E é aí que entra o SEO.

SEO (do inglês, Search Engine Optimization) significa, literalmente, Otimização para Mecanismos de Busca. É um conjunto de técnicas e boas práticas adotado em sites e blogs que busca conquistar maior destaque nos resultados das páginas de busca, como Google e Bing, por exemplo. A utilização dessas técnicas vai auxiliar esses mecanismos a identificarem sobre o que se trata cada conteúdo em seu site e relacioná-los aos termos pesquisados pelos usuários, fazendo com que a página seja considerada mais relevante e, assim, garanta um melhor posicionamento nos resultados de buscas orgânicas (não pagas).

O SEO é uma prática muito comum do Marketing Digital e vem sendo incorporada com cada vez mais frequência ao cotidiano das assessorias de comunicação. Em um ambiente de altíssima concorrência e competitividade como é a internet, a otimização de conteúdo se tornou fundamental para que empresas de diferentes segmentos conquistem espaço no mercado e consigam construir relevância junto ao público-alvo. De nada adianta a produção de um release de qualidade ou a publicação de uma matéria em um grande veículo, se o público interessado não encontrar esses conteúdos  ao realizar uma pesquisa. Com isso, é essencial que o assessor saiba utilizar essas técnicas para aumentar a visibilidade da empresa no ambiente online.

Agora que você sabe um pouco mais sobre a importância do SEO, confira a seguir algumas dicas de como aplicá-lo no dia a dia da assessoria de imprensa.

Utilizando Palavras-Chave

É a partir das palavras-chave inseridas em seu conteúdo que os mecanismos de busca identificam os assuntos abordados, a fim de apresentar resultados mais precisos aos usuários. Além disso, é por meio desses termos que as pessoas chegarão até você ao realizarem uma pesquisa.

Para defini-las, é necessário levar em consideração os termos mais pesquisados e com os quais o seu público se refere à sua marca, aos seus produtos e ao seu nicho de mercado. A partir daí, liste as palavras e expressões que tenham a ver com seu conteúdo, insira-as no título e utilize-as ao longo do conteúdo. Evite exageros e use variações desses termos. O uso excessivo das palavras-chave pode comprometer os índices de SEO e fazer com que o conteúdo caia nos resultados.

Por exemplo, se seu negócio está relacionado a cosméticos, identifique as palavras-chave que seu público-alvo utiliza para chegar até seu site. Alguns exemplos: qual o melhor shampoo para cabelo cacheado, como combater manchas na pele, o que é seborreia, hidratante para pele oleosa etc. Prefira utilizar as palavras que possuem grandes volumes de busca e pouca concorrência. Assim, será mais fácil ficar bem posicionado nos mecanismos de busca.

Fazendo Link Building

Ao longo do texto, utilize links que levem a outras páginas – internas ou externas – com assuntos relacionados ao abordado. Use-os de forma natural e somente os que realmente tenham relação com o conteúdo e complementem a experiência do usuário. Quanto mais relevantes forem esses links, mais bem classificados serão os conteúdos.

O uso de links ou textos âncora em outros sites e portais relacionados à sua empresa também auxilia no aumento de tráfego para seu site. Isso porque, ao permitir que mais pessoas cheguem à sua página através da publicação de conteúdos em portais e sites de grande visibilidade, esse redirecionamento fortalece a otimização do conteúdo e ajuda os mecanismos de pesquisa a compreenderem o contexto em que está inserido o texto. Essa estratégia faz com que eles entendam o site referenciado como relevante, favorecendo o bom ranqueamento na página de resultados.

Produzindo Conteúdo Original e de Qualidade

Este é o ponto mais importante no desenvolvimento de estratégias de SEO. Um dos principais aspectos levados em consideração pelos mecanismos de pesquisa para o ranqueamento nas páginas de resultados é justamente ineditismo e originalidade. Os algoritmos responsáveis pela varreduras dos sites identificam quando um conteúdo é duplicado ou traduzido. Isso faz com que essas páginas sejam consideradas menos relevantes e, consequentemente, tenham pior posicionamento.

Por isso, produza conteúdos originais. Sempre que redigir textos, releases e sugestões de pautas, busque diferentes abordagens sobre o mesmo tema para diferentes veículos de comunicação, criando conteúdos variados e diferenciados entre si. Isso evitará a repetição das mesmas publicações e contribuirá para atribuir relevância ao texto.

A utilização de técnicas de SEO na otimização de conteúdos produzidos pela assessoria de imprensa já não pode mais ser considerada um diferencial. O uso dessas práticas se tornou fundamental na divulgação e construção de relevância de marcas no ambiente on-line, aumentando a possibilidade de serem mais facilmente encontradas pelo público e, consequentemente, sua visibilidade.

É necessário que o assessor se mantenha atualizado com novas técnicas e tendências para otimizar seu trabalho nos meios digitais. O uso de SEO é apenas uma das ferramentas que o profissional tem em mãos para aprimorar a divulgação do cliente e alavancar novos negócios.

A sua empresa aplica técnicas de SEO no dia a dia? Como está o ranqueamento da sua página nos principais sites de busca? Conte-nos mais, compartilhe suas experiências!

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