Clipping Digital ou Alerta Gratuito: como escolher para o monitoramento de informação?

O monitoramento de informações é um aspecto estratégico que as empresas devem atentar para crescer e se posicionar. Por meio do clipping digital ou alerta gratuito, é possível conhecer melhor o público e os concorrentes de mercado.

Isso porque são ferramentas que aumentam a percepção da empresa sobre os fatos de seu interesse e podem tornar as estratégias mais efetivas dentro do ambiente organizacional.

Apesar de todas as suas vantagens, o clipping digital e o alerta gratuito também podem se tornar soluções pouco eficientes. Para que a verificação seja precisa, é necessário coletar dados pertinentes à estratégia, classificá-los de forma adequada e avaliar cada informação analiticamente.

Veja como aproveitar as funcionalidades do clipping digital ou alerta gratuito — como o Google Alerta — para embasar suas decisões e criar melhores campanhas de marketing. Confira!

Quais características e funcionalidades as ferramentas de alerta gratuito precisam ter?

Lançada em 2003, o Google Alerts é o instrumento de alerta gratuito mais popular, apesar de já existirem soluções com funcionalidades e recursos mais avançados. A solução manda e-mails para os usuários quando encontra resultados pertinentes acerca dos termos previamente selecionados.

Dessa forma, ele detecta novos conteúdos indexados pelo Google — páginas, artigos e notícias, por exemplo — e notifica os usuários cadastrados, facilitando ações como as de assessorias de imprensa.

O planejamento é essencial para obter informações pertinentes. Apesar de os filtros e outras funcionalidades das plataformas gratuitas serem um tanto limitadas, existem métodos para aumentar a eficiência da captura.

Essa configuração abrange a possibilidade de segmentação por região, idioma e fontes de pesquisas — blogs, sites e vídeos, por exemplo.

Contudo, a confiabilidade na eficiência da ferramenta gratuita ainda pode ser discutida, principalmente se forem analisadas o nível de abrangência das informações e sua qualidade em relação à efetividade das estratégias delimitadas pela empresa.

As palavras-chave também precisam ser escolhidas conforme esse planejamento, pois, não adianta monitorar as informações sem um direcionamento eficaz. Sem ele, a captura acontece de forma aleatória e sem resultados para o negócio.

Clipping Digital ou Alerta Gratuito?

Conforme citado anteriormente, as ferramentas de alerta gratuito apesar de serem úteis, não conseguem oferecer um clipping 100% eficiente e estratégico. Nesse sentido, os elementos que diferenciam o clipping digital garantem a superioridade dessa opção.

Com o clipping digital, por meio de uma verificação mercadológica, é possível traçar estratégias eficazes, com foco nos objetivos delimitados pela empresa. A relevância das informações é essencial para qualquer tipo e tamanho de negócio, garantindo vantagens competitivas frente aos concorrentes.

Com o monitoramento de informação, é possível verificar padrões em ações comunicacionais e acompanhar a visibilidade da marca percebida perante os consumidores, o que garante o surgimento de oportunidades de negócio ou a correção de possíveis gargalos.

Dessa forma, podemos classificar o clipping gratuito como vago, um tanto superficial e massivo, pois não garante uma mineração de dados qualitativa para a empresa.

O Clipping Digital especializado, como o efetivado pela MITI Inteligência, direciona as informações para as reais necessidades do negócio. Além de disponibilizar uma equipe de inteligência e análise de mercado, a empresa garante acesso a uma plataforma totalmente integrada.

Em suma, o Clipping Digital é mais completo e tem diversas funcionalidades, como filtros que direcionam melhor a mineração dos dados, enquanto o alerta gratuito limita-se às utilidades web, sem a customização necessária para melhorar a experiência do usuário.

Em quais casos cada estratégia é mais indicada?

O clipping digital, feito por empresa especializada, é a opção mais acertada para qualquer negócio, uma vez que viabiliza o recebimento de dados específicos e personalizados, além de informações estratégicas para facilitar a tomada de decisão.

A possibilidade de informações mais qualificadas para o direcionamento do negócio é um dos principais motivos de diferenciação. Além de possibilitar insights estratégicos, a ferramenta analisa respostas anteriores para evitar a redundância dos dados.

O principal diferencial da MITI Inteligência nesse sentido, está a cargo dos analistas de informação, preparados adequadamente para realizar um monitoramento qualitativo e acertado, de qualquer tipo de negócio.

Numa etapa inicial, a equipe de planejamento realiza um briefing sobre as necessidades dos clientes e busca saber, além das finalidades do próprio clipping, a melhor árvore de palavras para direcionar as próximas ações. Com a mineração de dados correta, é possível entregar o que realmente importa para o cliente.

Como realizar um monitoramento eficiente?

Muitas empresas acreditam que o monitoramento de informações é apenas recolher os dados. Elas esquecem que qualificá-los desde o início dessa coleta demanda um planejamento estratégico.

Sem uma perspectiva do que se quer procurar e o que fazer com as informações, a empresa estará apenas recolhendo dados aleatórios. Até mesmo para descobrir vulnerabilidades ou oportunidades, é traçada uma linha de raciocínio preliminar que guia o processo de captura e classificação da informação.

Logo, não existe o monitoramento completo, principalmente em relação às temáticas, mas sim um monitoramento pertinente às necessidades do negócio e direcionado para garantir a eficácia das estratégias.

O monitoramento mais completo pode até ser realizado, mas resulta em dados massivos que serão impossíveis de estruturar e analisar de forma eficiente.

Apesar de ser possível capturar tudo, é necessário ter uma visão do que quer retirar dessas informações e encontrar um ponto ideal de análise. Por isso, a MITI Inteligência disponibiliza uma equipe especializada que cria insights e indica os destaques em meio a tantos dados.

Clipping Digital ou alerta gratuito? O Clipping Digital é a ferramenta do momento. Vivenciamos a era da informação e cada vez mais dados são gerados por essa grande quantidade de ferramentas e soluções.

Toda essa informação está disponível na internet. A cada segundo são criados bilhões de novos conteúdos. Quando abrangemos todas as redes sociais, acessadas diariamente por uma infinidade de pessoas, essa estimativa aumenta.

Por isso, é de suma importância poder contar com um serviço de qualidade, que gere vantagem competitiva e direcione as estratégias da sua empresa para os melhores resultados no mercado.

Agora que você já sabe a diferença e consegue escolher entre clipping digital ou alerta gratuito, que tal conferir a superioridade da ferramenta da MITI Inteligência? Entre em contato com nossa empresa, para saber mais!

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