Brand persona: quem é e a relevância estratégica para a comunicação

Um personagem que deve ser criado para representar os valores da sua marca, dando voz e personalidade a ela no que diz respeito à interação com os consumidores. Basicamente, é disso que se trata uma brand persona. Seu objetivo é simples: tornar a comunicação com o público mais natural e humana.

Diferentemente da buyer persona, que representa o perfil do comprador ideal, a brand persona pode ser descrita como a personificação da marca. O termo foi cunhado em virtude do advento das redes sociais, responsáveis por tornar mais íntima a relação das empresas com os seus clientes, pois permitem que elas se aproximem deles por meio de sentimentos, emoções e ideias.

A seguir, mostraremos a relevância da brand persona para a comunicação com o público. A leitura é interessante e por isso merece toda a sua atenção. Aproveite!

Humaniza a marca

A humanização da marca é provavelmente o ponto mais estratégico da brand persona. Por personificá-la, o consumidor verá a sua empresa não apenas como um negócio, mas também como uma pessoa, ou seja, alguém que tem sentimentos, vontades, opiniões e um estilo próprio de falar.

Para ver como isso acontece de fato, pegue como exemplo a Netflix, observando a maneira como ela se comunica nas redes sociais. Você perceberá como é íntima e pessoal a sua comunicação com o público.

Gera identificação com o cliente

Criar uma brand persona também é importante porque gera identificação com o cliente. A humanização da marca é um dos fatores que colaboram para isso, já que ao estabelecer um personagem para dar voz e emoção ao diálogo da marca com os consumidores, é certo de que eles se identificarão mais facilmente com o seu negócio.

Melhora o relacionamento do negócio com o público

É evidente que o relacionamento do negócio com o público tem muito a ganhar com a criação de uma brand persona. Quanto mais humano e próximo ele estiver dos seus clientes, melhor. Em tempos em que as redes sociais se tornaram o ponto principal de contato, é de fundamental importância que a sua organização tenha uma imagem personificada que dê a ela a possibilidade de desenvolver relações verdadeiras.

Aumenta a fidelização dos consumidores

As taxas de fidelização serão otimizadas, disso não há a menor dúvida. E é fácil de entender o porquê, já que ao desenvolver bons relacionamentos e dar uma dinâmica “humana” e pessoal para a sua marca, a retenção de consumidores acontecerá de forma mais natural: o que faz disso uma realidade é aproximação por meio de conversas genuínas e com sentimentos.

Contribui para a construção das estratégias de comunicação

Não menos relevante está a sua contribuição para a construção das estratégias gerais de comunicação. Ao criar a sua brand persona, é necessário pensar nas características do seu público-alvo em termos de linguagem, levando em consideração o modo como ele gostaria de se comunicar com a sua empresa.

Para concluir, vale ressaltar que a representação humana fictícia da marca é decisiva para o bom diálogo do negócio no ambiente digital, sendo a brand persona o ponto inicial para essa comunicação mais assertiva.

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