BIG DATA E AS REDES SOCIAS

BIG DATA E AS REDES SOCIAS

Monitorar as redes sociais pode trazer grandes vantagens para seu negócio, como a conquista de novos clientes.  Quem trabalha com marketing, já sabe que lidar com as redes sem o conceito Big Data, não dá. Trabalhar as informações tem sido eficaz quando se é aplicado o conceito de monitoramento nas mídias sociais.

 

Mas, o que é Big Data?

Basicamente, é o arquivamento e a manipulação de um volume enorme de dados, por meio de uma forma eficiente definida por 3 “Vs”- Volume, Velocidade e Variedade. Juntando esses três pontos, com o resultado promovido pelo monitoramento é possível analisar tudo o que são dados públicos estruturados e não estruturados, como vídeos, imagens, documentos, etc.

A importância da utilização de Big Data nas redes sociais se dá por conta do aproveitamento imediato das informações, de acordo com o objetivo do cliente. Opinião de consumidores, comportamento de marcas, segmento e concorrência, por exemplo, são resultantes de um acompanhamento Big Data. Estes dados, se não forem aproveitados e analisados no momento imediato, após um tempo já não farão mais diferença para um negócio, pois são oportunidades para mudanças de posicionamento, metas e estratégias, assim como indicam o comportamento do seu consumidor.

Utilizar o Big Data pode se tornar um desafio, mas é com certeza uma ferramenta certeira que permite a empresa conhecer seu público, identificar necessidades e oportunidades sinalizadas por ele, através da análise rápida de informações extraídas por uma pesquisa.

 

Como o Big Data me ajuda com as Redes Sociais?

Para essa pergunta, a resposta é simples: em tudo. Quando você realiza um controle e análise de dados de forma ágil, em um ambiente com características imediatas e de alto fluxo de notícias e acontecimentos, você adéqua sua empresa às características da rede e consegue verificar tudo que se passa nela.

Qualificar e quantificar informações, analisar pontualmente cada menção ou publicação de sua marca, além de perceber mudanças no comportamento do público e concorrência, são situações comuns e viáveis pelo conceito do Big Data.

Importante mesmo é aproveitar todas as possibilidades oferecidas por este conceito, com milhares de oportunidades estratégicas. Busque sempre atualizar-se e invista em estratégias inteligentes para o seu negócio.

Compartilhar: