APLICATIVOS E SOLUÇÕES PARA OTIMIZAR SUA VIDA E EMPRESA

APLICATIVOS E SOLUÇÕES PARA OTIMIZAR SUA VIDA E EMPRESA

Você consegue se lembrar da última vez que tomou um demorado café da manhã com sua família, ou aproveitou uma tarde preguiçosa, simplesmente sentado na varanda sem obrigações, sem agenda para cumprir? Se sua memória precisou rebobinar no mínimo uma década então você não é diferente da maioria dos mortais da sociedade atual que, como já dizia o ditado “enquanto descansam, carregam pedras”.

Entre as horas consumidas pelo trabalho, tarefas domésticas, compromissos familiares e sociais, muito pouco tempo nos resta para gastarmos com nós mesmos. Segundo a teoria do Ócio Criativo, de Domenico De Mais, esse modelo de estruturação do trabalho está em colapso, sendo o futuro da sociedade aquele em que as pessoas dedicam menos horas a suas atividades remuneradas (como ocorrido na Suécia, com a jornada de seis horas) e mais tempo a seus hobbies. De acordo com o autor, é só com tempo disponível, aliado a segurança financeira, que a criatividade pode ser inteiramente desenvolvida.

Enquanto esse sistema está muito longe de se tornar realidade legislativa no Brasil algumas alternativas individuais têm surgido todos os dias, como nômade digital e home office que apontam para uma nova forma de pensar a relação entre trabalho e vida. Porém, nem todos podem jogar um notebook na mochila e sair pelo mundo trabalhando quando de onde bem entenderem, alguns até têm uma preferência secreta pela rotina do escritório, mas unanimemente, ninguém gosta de ter pouco tempo para si. Foi pensando nisso que resolvemos pesquisar algumas soluções disponíveis no mercado para que você tenha mais tempo disponível em mãos para gastar da forma que quiser.

 

Para você

Feito em casa: sabe aquele prazer de cozinhar uma refeição para sua família que não venha com rótulo dizendo “aromatizante artificial idêntico ao natural?”, pois a empresa Cheftime, de São Paulo, criou um sistema de delivery diferente entregando em sua uma casa todos os ingredientes lavados, picados e embalados junto com a receita para o prato. Assim, o cliente economiza tempo e não perde o prazer de cozinhar.

Dê um tempo: você anota todos os seus compromissos na agenda do celular? Então vai adorar  Ótimo, porque o aplicativo Freetime irá analisar todas as informações e encontrar aquele dia que você tem um tempinho pra sair com os amigos ou dar banho no gato.

Comida impressa: sabe aquele dia que você resolve chamar os amigos em casa e só depois percebe que cozinhar pra todo mundo é impossível e acaba recorrendo ao pacote de amendoim? Pois esses dias acabaram com a Foodini, uma impressora 3D de comida (de verdade), chamada de microondas do futuro, a impressora produz comidinhas elaboradas sem exigir esforço, dando mais tempo para você curtir a festa.

Experimente suas roupas em casa: uma tendência que tem crescido bastante fora do país tem sido a convergência entre online e offline no ecommerce, principalmente em negócios de moda. Aqui no Brasil, a empresa Soph, de São Paulo, desenvolveu um sistema de compras que mescla os dois universos, funcionando da seguinte forma: a cliente escolhe as peças que quer comprar pelo site, a empresa então envia uma mala com as roupas selecionadas as quais a cliente pode experimentar e então devolver aquelas que decidir não ficar, o que economiza muito o tempo gasto com idas ao shopping para encontrar o vestido ideal para aquela festa, por exemplo.

Ônibus sem espera: quem utiliza o transporte público não precisa mais adivinhar a que horas o ônibus irá passar ou fazer cálculos mirabolantes com horários e anti-horários, agora basta baixar um aplicativo, como o Moovit e o Busão SP, que funciona com sistema de GPS em diversas cidades do país, no qual você pode acompanhar o trajeto do veículo e saber ao certo quando embarcará.

Inovação bancária: na era da moeda virtual por que não abandonar a coleção de cartões na sua carteira e trocá-los apenas pelo seu celular? Isso mesmo, a Sansung está lançando no Brasil um aplicativo nos celulares da marca que permite fazer compras apenas aproximando o aparelho da máquina de cartão. As vantagens, além da praticidade, também são financeiras, pois o sistema não cobra taxas de ninguém para ser utilizado, ou seja, nem do banco, nem do usuário, nem da empresa dona da máquina. Sucesso em outros países, como Estados Unidos e Coréia do Sul, a promessa é que em breve a Apple e o Google também entrem com o serviço no Brasil.

Do papel à tela: a Moleskine acaba de trazer para o Brasil sua mais recente inovação: o Smart Writing Setting. Com ele é possível fazer anotações no bloco de papel que são repassadas praticamente ao mesmo tempo, para o aplicativo do celular. É possível até mesmo, enviar por e-mail seu desenho tocando o ícone correspondente no bloco de anotações. Isso acontece pelo papel especial utilizado, o Paper Tablet, que junto com uma caneta especial, que possui uma câmera embutida, transmite as imagens desenhadas para o celular. Dessa forma, economiza-se muito tempo entre desenhar, digitalizar, salvar como PDF e enviar por e-mail ou colocar na cloud, etc., o único problema é o alto custo da novidade, que não sai por menos de R$3.000,00 no Brasil.

Contas divididas: se você divide as contas de casa com mais pessoas sabe como pode ser exaustivo passar pelo orçamento mensal, por isso, aplicativos que fazem esse serviço por você são mais do que bem vindos, um deles é o Splitwise que calcula o quanto e quem deve para quem de forma rápida poupando horas de discussões e cálculos.

 

Para sua empresa

Inteligência Artificial (IA): cada vez mais empresas estão investindo em IA para otimizar seus processos, um exemplo é a Macy’s que decidiu recentemente mudar sua estratégia de atendimento ao cliente tradicional para o uso de IA. Com essa tecnologia as empresas economizam não só tempo, pois o atendimento ocorre 24/7, mas também gastos com funcionários.

Contador no celular: especialmente úteis para pequenas empresas, aplicativos de contabilidade são excelentes aliados na hora de calcular impostos, gastos e diferentes situações de pagamentos com funcionários, como pensão alimentícia, Imposto de Renda, etc, um desses é o Contábil disponível para iOS.

Importação: para quem quer começar a trabalhar com importação de produtos, o Sebrae-SP desenvolveu um aplicativo que funciona como um simulador de importação que calcula o custo e estima o lucro que será obtido ao trazer uma mercadoria do exterior, além de dispor de diferentes informações sobre o setor, incluindo legislação.

Mensuração de resultados: qualquer empresa precisa manter sob observação seus resultados, seu sucesso com o público e a eficácia de sua comunicação, por isso vale a pena investir em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), aliadas a estratégias de Inteligência de mercado que fazem com que qualquer empresa salve tempo desperdiçado com retrabalhos e estratégias erradas, podendo direcionar corretamente planos empresariais com certeza dos resultados.

Tendo em vista todas essas ferramentas disponíveis que preconizam a economia de tempo e recursos, percebe-se que são alternativas aliadas para gerir, não só empresas, mas a própria rotina pessoal com maior eficácia, porém é preciso entender que não podemos abandonar nossa rotina, ela é parte inerente da vida, mas podemos, sim, otimizá-la para que nosso tempo seja melhor aproveitado tanto em nosso trabalho, quanto no horário de lazer, afinal, com uma vida mais organizada, mais tempo teremos para o ócio criativo de todo dia e quem sabe assim, todos sejamos capazes de encontrar (caso ainda não o tenham) sua verdadeira paixão.

Compartilhar: