A importância de usar inteligência de mercado na gestão de redes sociais

Atrelar a gestão de redes sociais à inteligência de mercado garante que essa atividade seja realizada de forma mais eficiente. Afinal, ter acesso ao que está acontecendo com relação ao seu ramo de atuação e às necessidades do seu consumidor é uma excelente maneira de sair na frente dos concorrentes.

Outra vantagem é que, com isso, sua empresa tem mais chances de abordar tendências antecipadamente, conquistar o público de maneira mais rápida e, assim, aumentar a lucratividade.

Descubra, agora, como aplicar essa técnica à sua gestão e as principais vantagens dessa atividade.

O que é inteligência de mercado

A inteligência de mercado — inteligência competitiva ou Business Intelligence (BI) — é uma maneira de analisar os cenários atuais por meio de coleta de informações vindas de variados meios e plataformas de comunicação.

O objetivo é interpretar esses dados, de modo que seus resultados permitam tomadas de decisões mais precisas pelas empresas. Com isso, é possível, também, se antecipar às tendências, identificar possibilidades de crescimento ou mesmo aumentar seu poder de atendimento em ocasiões sazonais.

Entre as principais vantagens de utilizar a BI na sua empresa, estão:

  • identificação de novas oportunidades;
  • ampliação do conhecimento sobre seu segmento;
  • possibilidade de criar estratégias mais direcionadas, reduzindo os custos;
  • melhora da compreensão do público sobre a sua marca;
  • aumento das chances de fidelização de clientes.

O que contempla a gestão de redes sociais

Fazer a gestão das redes sociais de uma empresa não se limita a fazer publicações periódicas ou responder a todos os comentários. Um gerenciamento completo envolve etapas que vão desde a elaboração de uma estratégia, passando pelo planejamento do que será publicado, até a execução dessas ações e a mensuração de seus resultados.

É importante ressaltar que, hoje em dia, as redes sociais passaram a ser um importante canal de comunicação entre o público e a empresa — sendo, muitas vezes, o primeiro contato com a marca. Justamente por isso, a atenção a esses canais precisa ir além de, apenas, fazer publicações bonitas e chamativas.

Com as redes sociais, é possível ampliar o alcance da sua marca, divulgar novos produtos e serviços, conquistar novos clientes e até vender. Assim, a gestão realizada corretamente permite:

  • fortalecer a marca;
  • aumentar o número de visitas no seu site/blog;
  • melhorar a mensuração da satisfação do cliente;
  • aumentar a confiança e a credibilidade junto ao consumidor;
  • manter uma comunicação mais efetiva e rápida com o público;
  • ter custos menores, especialmente quando comparado a outros meios de comunicação.

Como aplicar a inteligência de mercado na gestão de suas redes sociais

Por conta da importância de ambas as estratégias, uni-las é uma excelente maneira de trazer mais resultados para a sua marca.

A inteligência competitiva permite conhecer melhor e mais detalhadamente tanto o seu ramo de atividade, como o seu público-alvo. Assim, você consegue identificar padrões de comportamento desses potenciais clientes e criar ações sobre eles.

Dessa forma, o planejamento para as atividades das redes sociais da sua empresa será mais direcionado, aproveitando não apenas as oportunidades que estão em alta no mercado, como também aumentando as chances de atrair e converter simples seguidores em clientes fiéis da marca.

Porém, para que a junção da inteligência de mercado com a gestão de redes sociais traga os resultados esperados, contar com a tecnologia é de suma importância para otimizar as ações e obter resultados concretos. Soluções como as que oferecemos tornam o trabalho da sua equipe mais rápido e eficaz.

Além disso, os conteúdos que produzimos também são fundamentais para que você e seus colaboradores tenham acesso às novidades desse mercado. Por isso, aproveite que está aqui, assine nossa newsletter e não perca nenhum post.

Compartilhar: