A importância das estratégias de marketing na gestão de negócios

Para todas as organizações, seja uma startup ou uma grande empresa, estratégias de marketing eficazes servem como um roteiro fundamental para o negócio como um todo. Ao desenvolver e estabelecer um plano de marketing coerente, as empresas podem, entre outras perspectivas:

  • promover seus produtos ou serviços;
  • atrair os perfis adequados de clientes;
  • alocar seus recursos corretamente;
  • preservar a reputação da marca.

Em suma, as estratégias de marketing descrevem todas as peças importantes — e necessárias — para comercializar com sucesso uma marca e, por isso, são excelentes aliadas na gestão de negócios.

Se a sua empresa ainda não traçou esse plano ou precisa otimizá-lo, acompanhe este post até o final.

O marketing e seu valor inestimável para a empresa

Basicamente, o marketing é responsável por criar, comunicar e entregar ideias que tenham valor para clientes, parceiros e sociedade em geral.

Em outras palavras, ele pode ser considerado um grande guarda-chuva composto de inúmeras partes, que abrangem táticas como vendas, publicidade, mídias sociais e relações-públicas.

A influência do marketing na gestão de negócios

Um dos maiores benefícios do desenvolvimento de uma estratégia de marketing é que ela ajuda você a focar seus recursos e planejar o crescimento do seu negócio. Mas vamos entender como isso acontece na prática.

Conhecendo o seu mercado de atuação

O sucesso de um negócio começa com a compreensão de quem são os clientes ideais e de suas necessidades. Ou seja, uma pesquisa de mercado é uma parte essencial de uma estratégia de marketing, e para que seu produto seja realmente competitivo, você precisa acompanhar e coletar informações sobre seu mercado para delimitar as diretrizes do seu público de interesse.

Assim, uma estratégia inteligente para definição de mercado-alvo deve:

  • buscar as características da base de clientes atual;
  • estudar a concorrência — benchmarking;
  • escolher dados demográficos específicos para segmentar;
  • considerar a psicografia — características específicas — do seu alvo.

Fortalecendo a sua marca

Já pensou exatamente qual é o propósito de suas campanhas de marketing? Em última análise, é para que seus clientes venham até você, pois eles criaram confiança ao longo do tempo com sua marca, pois é ela que vai diferenciá-lo de seus concorrentes e fazer você se destacar.

A melhor estratégia de marketing não é apenas vender mais produtos, mas sim construir uma marca que seja fácil de lembrar e com a qual o seu mercado possa se identificar.

Em tempos em que os consumidores estão cada vez mais conscientes e engajados, para que o marketing comunique o valor da sua marca é preciso:

  • que todas as áreas da sua empresa demonstrem valor pela experiência do cliente;
  • segmentar a mensagem de sua marca — encontrar um grupo que realmente se importe com o que você tem a dizer;
  • manter altos padrões de design;
  • fornecer liderança de pensamento e informações valiosas em seu conteúdo.

Otimizando as vendas

Como dissemos, um dos objetivos do marketing é aumentar a conscientização e as vendas de seu produto ou serviço. Para tanto, você precisa definir claramente uma estratégia. Isso inclui ter respostas para as questões levantadas na pesquisa de mercado.

Em suma, para que qualquer estratégia seja eficaz, você precisa alinhar marketing e vendas. Ao desenvolver sua estratégia de marketing, é importante ter em mente vários elementos de sua abordagem.

Alguns exemplos de práticas de marketing para melhorar as vendas e aumentar a conversão são:

  • definir um perfil de comprador ideal — persona;
  • estudar e entender quando alguém realmente está engajando com sua empresa;
  • acompanhar o seu mercado, grandes players, tendências e temas de impacto;
  • construir um programa de automação de marketing sob medida em torno dos seus MQLs — lead qualificado de marketing.

Fidelizando clientes

A lealdade do cliente é a chave para a lucratividade e, essa é outra tarefa diretamente ligada ao marketing. Ter um programa de retenção eficaz dá a você a capacidade de identificar, rastrear e vender mais para esses clientes com maior probabilidade de se tornarem suas fontes de receita a longo prazo.

A fidelização de clientes desempenha um papel muito relevante no crescimento de um negócio, basta analisarmos algumas estatísticas recentes:

  • segundo a Bain and Company, um aumento de 5% na retenção de clientes pode aumentar a rentabilidade de uma empresa em 75%;
  • de acordo com o Marketing Metrics, é muito mais fácil (em cerca de 50%) vender para clientes existentes do que para novos clientes em potencial.

Nenhuma dessas duas informações pode ser novidade para você, mas ao delinear suas estratégias de marketing, você precisa se lembrar delas. Desenvolver uma estratégia de marketing requer pesquisa, análise, tempo e comprometimento, mas é um processo muito valioso para a gestão de negócios e pode contribuir muito para o sucesso da sua empresa.

Preparado para transformar a sua organização? Curta a nossa página no Facebook e acompanhe artigos como este!

Compartilhar: