A BUSCA DAS EMPRESAS POR AUDIÊNCIA

A BUSCA DAS EMPRESAS POR AUDIÊNCIA

Novos comportamentos, novas mídias e a pluralidade dos nichos. A cada dia que passa, cresce o desafio das empresas por audiência, fazendo com que as agências de comunicação precisem se reinventar constantemente, propondo estratégias mais eficazes para o negócio.

A disputa pela atenção do público-alvo é diária e torna-se mais complexa ainda caso não haja conhecimento do cliente e/ou produto para o desenvolvimento de um diálogo. Porém, a internet e as redes sociais têm transformado radicalmente o trabalho das agências de comunicação, trazendo inúmeras possibilidades de exposição da marca. Há alguns anos, para atingir o maior número de pessoas, era preciso investir nos maiores veículos de comunicação. Hoje, a realidade é totalmente diferente, onde houve uma reconfiguração no ambiente de comunicação e uma fragmentação dos formadores de opinião.

Hoje, mais do que simplesmente criar conteúdo ou desenvolver sugestões de pauta, as agências de comunicação e assessorias de imprensa precisam estar cada vez mais conectadas e estabelecer relações com os diversos meios e canais – blogs, vlogs, sites – para ganhar a confiança do público que agora escolhe o quê, onde, como e quando consumir informação. É fundamental atuar com uma visão mais abrangente dos objetivos, contribuindo estrategicamente para a evolução dos negócios.

Pensar além da imprensa, ampliando a comunicação para novas mídias como blogs e influenciadores digitais e explorando o potencial delas não apenas como canais, mas como plataformas de relacionamento, geração de valor e inteligência de mercado, facilitam a comunicação com a audiência. Porém, vale levar em consideração que, assim como os canais estão cada vez mais segmentados, as audiências também procuram informação em diversas fontes, exigindo das empresas mais criatividade sem perder de foco nas estratégias e perfil no cliente.

Como aliar o poder das mídias sociais à boa divulgação de um negócio?

Atualmente é muito mais fácil fazer publicidade online, sem precisar se limitar à publicidade tradicional. As redes sociais estão reagindo e desenvolvendo novos modelos de distribuição de conteúdo e, com as possibilidades cada vez maiores de troca de experiências, a escolha do consumidor é definida na relevância de um conteúdo e na forma como ele é alinhado com os objetivos da marca. Diversas campanhas já mostraram que isso é possível. A marca Marc Jacobs, por exemplo, lançou uma campanha com casting selecionado através do Instagram, que tinha como finalidade transmitir juventude e energia. Os interessados em participar da campanha deveriam enviar suas fotos usando a hashtag #CastMeMarc. Mais de 70 mil imagens foram analisadas para no fim serem selecionadas nove pessoas.

Já a P&G, ao fazer sua campanha mundial como patrocinadora dos jogos olímpicos de Londres 2012, não atrelou a comunicação ao esporte, no sentido de vitória, mas no ponto de vista emocional, agradecendo o esforço que todas as mães fazem para ajudar seus filhos a alcançar o sucesso.A campanha assina com “Obrigado, mãe” e mostra um lado mais humano da marca, com histórias que geram engajamento com o público. Além disso, incluiu um aplicativo no Facebook que incentivava as pessoas a agradecerem sua mãe. Veja o vídeo para relembrar:

O relacionamento personalizado também é uma estratégia para conquistar audiência, como foi o caso de O Boticário. Uma blogueira relatou estar triste por sua cachorrinha ter mastigado um lápis de contorno de olhos do qual gostava muito. Assim que soube da história, O Boticário enviou um kit com os lançamentos de lápis de olho da linha Mark B. e, inclusive, um osso de brinquedo para o pet. A ação, além de ganhar diversas curtidas, comentários e compartilhamentos, angariou alguns novos clientes para a marca. Percebe-se também que a marca esteve atenta a influenciadores engajadores, que consistem em personalidades que não citaram especificamente o evento, mas são relevantes para o universo em questão e podem vir a se tornar um influenciador.

Nesse quesito, a inteligência de mercado possui grande papel em termos de análise de comportamentos, interesses e perfil de consumidores, influenciadores e concorrentes. Através dela, é possível ter uma visão mais ampla do mercado, facilitando o direcionamento das ações e agilizando a tomada de decisões, tudo com o objetivo de aumentar audiência e impacto.

Ter uma visão abrangente dos objetivos da marca, levando em consideração os interesses do público e buscando aliar plataformas de dados aos serviços de inteligência de mercado e poder das mídias sociais, podem ser decisivos para atingir essa audiência desejada.

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