9 Motivos Para Monitorar Sua Empresa na Internet

Em tempos de internet e redes sociais, é o consumidor quem fala mais alto. Ele é o responsável por elogios, críticas, indicações e comentários. O boca a boca segue sendo essencial na era digital e tem influência direta nas vendas e nos resultados de uma empresa.

Na internet, esses comentários circulam em alta velocidade, atingindo muitas pessoas em muito pouco tempo. Diante desse cenário, a empresa não pode adotar uma postura passiva e simplesmente assistir ao desenrolar das coisas. É fundamental que a companhia saiba o que tem sido dito para conseguir aproveitar ao máximo o potencial das novas mídias e as oportunidades que elas oferecem. Para isso, realizar o monitoramento da sua marca na internet é uma atividade essencial para empresas de todos os segmentos.

Hoje em dia, não basta apenas criar um perfil em cada rede social e divulgar ações e campanhas a esmo. É necessário monitorar constantemente a imagem da empresa e acompanhar a repercussão de cada uma das ações realizadas. A agilidade de criação e de disseminação de conteúdos na internet, muitos deles de pouca ou nenhuma credibilidade, faz com que esse cuidado tenha que ser redobrado a fim de evitar possíveis danos à imagem da companhia, visando maximizar resultados.

Vale ressaltar que o monitoramento não é apenas acompanhar o que é dito, mas usar as informações e dados coletados para entender o comportamento do consumidor, como ele interage com a sua marca e o que ele tem a acrescentar à sua presença digital.

Ainda não está convencido? Então confira a seguir 9 motivos para que você monitore sua empresa na internet.

Entender o Consumidor

Cada vez mais o público usa as mídias sociais para se manifestar, positiva ou negativamente, sobre sua experiência com um produto, marca ou serviço. Comentários e menções servem como um termômetro das ações da empresa e permitem avaliar como ela é vista não apenas por consumidores, como também pelo público em geral.

Quais pontos estão sendo destacados e recebendo comentários positivos? Quais estão sendo foco de críticas e reclamações? Como está a reputação da empresa junto ao consumidor? O monitoramento frequente da sua marca nas mídias sociais permite que você tenha acesso a dados que respondem a essas perguntas e possibilitam a revisão de estratégias e ações, proporcionando que a empresa se adapte às necessidades e carências do mercado.

Planejar e Avaliar Estratégias

Este ponto está diretamente ligado ao anterior. Com o monitoramento, a empresa obtém relatórios periódicos que ajudam a conhecer o consumidor e a mapear os diversos canais de comunicação, além de identificar as ações que mais geram engajamento do público. Com essas informações, é possível também comparar os números, a repercussão e o desempenho antes e depois de cada ação. Isso permite que a empresa avalie cada uma das suas estratégias, auxiliando na mudança de rumos, na tomada de decisões e em um planejamento estratégico mais focado e certeiro.

Conquistar Novos Clientes

Os comentários e menções à sua marca feitos na internet podem auxiliar na identificação de novos clientes e mercados. O monitoramento dessas menções fornecerá informações sobre consumidores em potencial, que são pessoas que ainda não compram seus produtos ou consomem seus serviços, mas que possuem afinidade com a marca e a mencionam em suas redes. Os dados sobre esses usuários são, novamente, uma ferramenta que permite direcionamento mais certeiro das ações da empresa, focando em ações que preencham as lacunas existentes e que atraiam  de vez esses clientes.

Identificar Oportunidades, Vulnerabilidades e Tendências

Um bom monitoramento da internet não passa apenas pelo acompanhamento do que se relaciona diretamente à sua marca, mas também ao mercado de atuação da sua empresa e, principalmente, de seus concorrentes diretos. A partir dos dados coletados, é possível identificar quais ações tomadas pela concorrência tiveram melhor repercussão junto ao público e geraram mais engajamento, auxiliando a sua empresa a definir rumos mais seguros para ações futuras.

Por outro lado, esse acompanhamento também possibilita detectar os pontos fracos das ações tomadas por esses concorrentes. Assim, você evita de cometer os mesmos erros e pode redefinir estratégias para conquistar novas fatias de mercado e ocupar o espaço deixado pela concorrência, gerando mais visibilidade, engajamento e vendas.

Outro ponto positivo é que, ao monitorar os assuntos relacionados à sua empresa e ao setor em que ela está inserida, você vai, consequentemente, manter-se atualizado das últimas novidades e das novas práticas de mercado, estar por dentro da opinião de especialistas e acompanhar sugestões. Todas essas informações vão auxiliar na detecção de oportunidades e vulnerabilidades e na antecipação de tendências de mercado, possibilitando a realização de ações pioneiras e inovadoras.

Receber Feedback

Um dos grandes benefícios da internet é a possibilidade de interação com o cliente. A web é o espaço para ver o ponto de vista do consumidor e receber comentários, críticas e sugestões. Ouvir o que está sendo dito pelo cliente e poder dialogar com ele é fundamental para conhecê-lo melhor e identificar os pontos que precisam de ajustes e de estratégias que precisam ser repensadas ou reforçadas. A opinião do consumidor é uma importante ferramenta para a definição de ações que aumentem a competitividade da sua empresa e mantenham a relevância dos seus negócios.

Atender Clientes

A presença constante nas redes sociais permite criar um relacionamento mais estreito com seu cliente on-line. O consumidor virtual precisa de cuidados diferenciados em relação ao consumidor presencial, uma vez que ele pode ser facilmente influenciado por informações falsas ou comentários negativos. Um bom atendimento on-line auxilia na construção de uma boa imagem da empresa perante o público, colaborando para a satisfação do cliente e podendo fidelizá-lo  à sua marca.

Além disso, na internet você pode interagir com as pessoas interessadas na sua empresa e nos seus produtos, tirando dúvidas, agradecendo elogios, encaminhando soluções e respondendo críticas. Através de menções e comentários, é possível criar um vínculo mais estreito com o consumidor ao se relacionar diretamente com ele. Esse relacionamento é importante para conhecer o seu público-alvo e seus hábitos de consumo, servindo como base para futuras estratégias de marketing.

Identificar Fãs

Fãs são muito importantes para empresas de todos os setores. São pessoas que se identificam com a marca, se tornando fiéis compradores e servindo como uma espécie de mídia espontânea para a companhia. Os fãs espalham mensagens positivas e defendem a marca com unhas e dentes. O monitoramento da internet permite que você identifique essas pessoas e invista em um relacionamento mais próximo com eles, dando ainda mais argumentos para que falem bem da marca e tragam benefícios para a empresa. Cultivar um bom relacionamento com esses clientes é essencial para ampliar a repercussão positiva do seu negócio. Afinal, o boca a boca, mesmo no mundo virtual, segue sendo um dos instrumentos de marketing mais eficientes que existe.

Se Relacionar com Influenciadores

É importante saber o que especialistas e influenciadores do mercado falam sobre sua marca e conhecer seus pontos de vista. Jornalistas, blogueiros e perfis influentes têm milhares de seguidores e podem influir diretamente na decisão de compra dessas pessoas. Um monitoramento eficiente permite a identificação desses influenciadores e como contatá-los, possibilitando a criação de um relacionamento que pode ser benéfico para os interesses da empresa, através da divulgação positiva da marca.

Evitar e Gerenciar Crises

Assim como existem fãs, há também pessoas que apenas criticam. São usuários que não têm afinidade com a marca ou que tiveram uma experiência pouco satisfatória, capazes de criar comentários negativos ou até mesmo informações falsas sobre a empresa. Isso, somado à velocidade com que a informação circula na internet, pode trazer grandes danos à imagem e à reputação da companhia.

O monitoramento das mídias sociais auxilia a empresa a antecipar-se a essas situações, identificando focos de crise e possíveis problemas que possam vir a surgir. Ter conhecimento desses cenários desde o princípio é fundamental para agir antecipadamente, garantindo uma resposta rápida e a correção dos problemas antes mesmo que eles sejam divulgados e tragam prejuízos à empresa. Sem essas informações, a empresa ficaria praticamenteàs cegas quanto a possíveis estopins de situações de crise, impossibilitando a tomada de decisões a curto prazo.

 

Na era das redes sociais, todo mundo está compartilhando e comentando sobre tudo o que vê, faz e consome. Esse boca a boca virtual é de extrema importância para a construção de relevância junto ao público consumidor e impacta diretamente nos resultados de uma empresa. Porém, do mesmo modo que uma onda de comentários positivos alavanca as vendas, informações falsas ou experiências insatisfatórias podem causar danos à imagem e à reputação da empresa.

Por isso, é necessário ficar de olho e monitorar o que vem sendo dito sobre sua marca na internet. As informações que um bom monitoramento fornece são fundamentais no planejamento estratégico de uma empresa, auxiliando a maximizar ganhos, antecipar tendências de mercado e evitar situações de crise.

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