8 Dicas Para Otimizar Seu Site

Você sabe se seu site auxilia nos resultados do seu negócio? Sua página tem um bom posicionamento nos sites de busca? Você está utilizando as técnicas certas para se tornar mais visível para o seu público? Se você não sabe responder a essas perguntas, você pode estar perdendo clientes e, consequentemente, dinheiro.

A internet vem mudando a cada dia o jeito como as pessoas compram produtos e contratam serviços. Os consumidores estão cada vez mais exigentes na hora da compra, já que contam com acesso rápido e fácil à informação, realizando pesquisas, lendo opiniões e se informando melhor antes de adquirir um produto ou serviço.

Por isso, é importante que você tenha certeza de que sua empresa atende a essas exigências e está ao alcance do seu público-alvo. Afinal, quanto mais gente acessando a sua página, mais conhecida a sua empresa fica. E isso é ótimo para os negócios, não é mesmo?

Para isso, é essencial investir na produção de conteúdo de qualidade e fazer o uso correto das técnicas de SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Ferramentas de Buscas), as quais podem ser adotadas no dia a dia da sua empresa para aumentar a sua visibilidade online e garantir que seu site tenha um melhor ranqueamento nas ferramentas de busca, aparecendo para cada vez mais pessoas.

A seguir, confira 8 dicas para otimizar o seu site com as técnicas de SEO.

8 dicas para otimizar seu site

DICA 1: Faça Bom Uso das Palavras-Chave

A escolha das palavras-chave adequadas é o ponto inicial da estratégia para otimizar seu site. Elas são os termos relacionados ao seu conteúdo que os mecanismos de busca usam para determinar quais temas são abordados nas suas páginas e apresentar um resultado mais relevante e preciso para os usuários.

Para defini-las, é necessário que você conheça o seu público e como ele busca o seu produto ou serviço. A partir daí, liste as palavras e expressões que tenham a ver com o seu conteúdo. Por exemplo, se você é professor de inglês, utilizar a expressão “aulas de inglês” no seu texto aumentam a chance de a sua página aparecer nas pesquisas relacionadas a esse termo.

Sempre que possível, busque ser mais específico, já que termos mais amplos e genéricos contam com maior concorrência. No exemplo do site focado em das aulas de inglês, poderiam ser usadas variações, como “aulas de inglês para crianças” ou “aulas de inglês avançado”.

Mas cuidado: use as palavras-chave com bom senso e naturalidade. Não faça uso indiscriminado. Isso pode comprometer a experiência do visitante e fazer com que seu site caia no posicionamento das ferramentas de busca.

DICA 2: Crie Bons Títulos de Página

O título da página não é necessariamente o título do artigo, mas aquele texto que identifica a página no Google ou na aba do navegador, por exemplo. Quando falamos de SEO, ele é o elemento mais importante de todos. Mesmo assim, você já deve ter se deparado com algum site em que os títulos são compostos simplesmente por slogans, o nome da empresa ou algo simples como ‘home’.

Escreva um título que apresente o seu conteúdo de forma precisa e concisa. Faça algo em torno de 60 caracteres, para evitar que o texto seja cortado nos sites de busca. Por fim, coloque o nome da sua empresa no final do título. Exemplo: 8 Dicas Para Otimizar Seu Site | MITI Inteligência.

DICA 3: Otimize Sua URL

A URL nada mais é do que o endereço da página, como os links aparecem para as pessoas e como são lidos pelos sites de busca.

Portanto, utilize URLs curtas, descritivas e que contenham a palavra-chave que você escolheu. Além disso, busque combinar a URL com o título da página e evite endereços que apresentem códigos ou uma mistura de caracteres. Exemplo: em vez de ‘sitelegal.com.br/P05jscXp’, utilize ‘sitelegal.com.br/aulas-de-ingles’.

DICA 4: Crie Uma Meta-descrição Estratégica

Meta-descrição é aquele pequeno texto que aparece quando fazemos alguma pesquisa nos sites de busca. Esse textinho é muito importante, porque informa ao usuário do que se trata determinada página, além de ter o papel de convencê-lo a acessar o seu site.

Escreva um texto chamativo e objetivo, que atraia o usuário para o seu conteúdo. O ideal é que a meta-descrição da sua página não supere os 160 caracteres.

DICA 5: Faça Links Entre Outras Páginas do Seu Site

Quando criar um novo conteúdo, utilize links para outras páginas do seu site que tenham relação com o tema que está sendo abordado. Isso facilita a vida do usuário, que poderá aprofundar seu conhecimento, além de ter acesso a conteúdos mais antigos e que podem ser úteis para ele.

Use esses links de forma natural e sem exageros. Isso fortalece a otimização do seu site, ajudando os mecanismos de busca a entenderem melhor o contexto em que se encaixa o seu conteúdo. Além disso, criar links entre as páginas faz com que os mecanismos de busca entendam que a página referenciada é relevante, o que ajuda no ranqueamento dela.

DICA 6: Nomeie as Imagens Corretamente

Quando for utilizar imagens junto ao seu conteúdo, alguns cuidados devem ser tomados para otimização da sua página. Lembre que os mecanismos de busca não leem imagens, portanto, renomeie corretamente o arquivo, de forma simples e direta. Jamais deixe nomes genéricos e que não dizem nada, como “imagem 2.jpg”.

Depois de renomeá-las, é hora de criar o texto alternativo (atl text) das imagens. Esse é o texto que aparecerá caso a imagem não carregue e que será lido pelas ferramentas de procura para compreender o que a imagem representa e o contexto em que ela está inserida.

DICA 7: Tenha um Site Leve e Responsivo

No Brasil, mais da metade dos usuários já acessam a internet por meio de seus smartphones. Por isso, é essencial que o seu site seja responsivo e se adapte aos diversos dispositivos, como computadores, tablets e celulares.

Atente, também, para a velocidade e desempenho da sua página. Ninguém gosta de ficar esperando o conteúdo carregar. Portanto, utilize imagens leves para não comprometer o carregamento do seu site. Isso não afeta diretamente o SEO, mas é essencial para a boa experiência do usuário enquanto ele navega em sua página.

DICA 8: Produza Conteúdo Original e de Qualidade

Essa talvez seja a dica mais importante. Afinal, de nada vai adiantar adotar todas essas medidas para otimizar seu site, se no final das contas o seu conteúdo não tiver qualidade, originalidade e relevância para o seu público.

Produza conteúdos próprios e que beneficiem a experiência do visitante. Invista no marketing de conteúdo e crie textos objetivos e atraentes. Você não quer que as pessoas acessem o seu site e saiam frustradas, sem terem encontrado o que buscavam. Lembre-se de que relevância é essencial para o bom ranqueamento da sua página nos sites de busca.

CONCLUSÃO

Adotar técnicas de SEO é fundamental para aumentar sua visibilidade no ambiente online e as suas chances de atrair novos clientes. Porém, mais importante do que estar bem posicionado no Google, é você ter a certeza de que o seu público vai encontrar o que realmente procura ao acessar o seu conteúdo.

E esses são os passos mais básicos para você otimizar seu site. Há muito mais. O próprio Google fornece ferramentas para auxiliar na produção de conteúdo otimizado e no monitoramento das práticas de SEO, como o Google Analytics e o Planejador de Palavras-Chave.

Então lembre-se: produza conteúdo original, de qualidade e que tenha relevância para o seu público. Desse modo, você manterá sua autoridade e seu bom posicionamento.

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