6 dicas para fazer uma boa assessoria de imprensa para eventos

O poder de divulgação dos veículos de comunicação atuais é evidente, prioritariamente os que atingem o público digital.

Aqueles que não estão na Internet — veículos tradicionais de massa como a televisão, o rádio e jornais — atingem classes sociais e públicos específicos, sendo imprescindível manter um elo que associe cada um aos objetivos de divulgação da empresa.

Em eventos, esse tipo de acompanhamento também é importante para que todo o trabalho de exposição da marca não seja em vão. Dessa forma, uma assessoria de imprensa para eventos pode conciliar o trabalho de elaboração do projeto, acompanhar o evento e monitorar os resultados para potencializar a visibilidade da ocasião.

Neste post, saiba como fazer uma assessoria de imprensa para eventos mais eficiente. Acompanhe!

1. Faça a seleção do mailing

Não basta preparar o mailing com dados e meios de contato dos jornalistas que participarão do evento.

É preciso contactá-los de fato, para agendar o melhor horário para sua ida até lá, preparar os porta-vozes para as entrevistas e providenciar o kit de imprensa, com crachás e outras formas de identificação.

2. Produza um release de destaque

As notas e releases embasarão as pautas para a cobertura da imprensa. O texto deve ser formatado para a leitura dos jornalistas e voltado para disparo de informações relacionadas ao assunto em questão.

Seu título deve ser atrativo e objetivo, transmitir a informação e ser complementado pelo subtítulo. As principais informações devem estar no topo do texto, que também deve conter o lead jornalístico, onde são abordadas algumas questões estratégicas (o quê, quem, quando, onde e por quê), e as menos relevantes ao final do material.

Também no final do release devem ser inseridas informações complementares, principalmente sobre o evento e as pessoas envolvidas nele. As estratégias de SEO (Search Engine Optimization) são fundamentais para alcançar bons resultados de divulgação.

3. Impulsione o release

O envio dos releases deve ser feito de forma segura para não comprometer a política de segurança da informação praticada por aqueles que receberão o conteúdo.

Apesar de ser imprescindível impulsionar esse material, ele não deve ser enviado para uma grande quantidade de jornalistas. Lembre-se que “menos é mais” e isso vale também para o disparo de textos.

Muitas vezes é mais vantajoso escolher jornalistas específicos e mais segmentados com aquele objetivo a que se deseja atingir do que enviar o release para diversas pessoas, sem critério. Eles aproveitarão muito mais a pauta, de forma adequada para potencializar seus resultados.

4. Cubra o evento

A cobertura do evento consiste em manter as informações ativas na web e nos demais canais escolhidos, preferencialmente em tempo real.

Isso porque não basta divulgar o evento em todos os meios de comunicação para depois nenhuma informação sobre ele puder ser encontrada. Por isso, é preciso registrar todos os fatos, principalmente para embasar novos encontros e oferecer material para aqueles que não puderam estar presentes.

É importante também criar um método para colher o feedback daqueles que participaram do evento, gerar uma contribuição espontânea e orgânica de conteúdo e promover a interação entre as pessoas — até mesmo para elaborar um mailing eficiente para contato pós-evento.

5. Exerça o media training

O media training permite orientar o porta-voz do evento para que sua explanação seja a mais clara e objetiva possível. Assim é transmitida mais segurança ao receptor e diminuem as chances de um mal-entendido.

Deve conter key messages, ou mensagens estratégicas, relacionadas com a marca da empresa e a imagem que ela quer transmitir para o seu público. Isso precisa ser preparado para manter uma comunicação não verbal mais firme, porém, natural, por meio da expressão corporal — gestos e postura.

6. Monitore as notícias

O monitoramento das notícias permite analisar de forma estratégica o resultado da assessoria de imprensa para eventos. Está relacionado ao clipping de notícias, pesquisas de campo, ferramentas de compilação de dados e pesquisas de mercado.

A assessoria de imprensa para eventos tem um papel muito importante para potencializar os resultados esperados de visibilidade e divulgação. É uma forma eficiente de manter em evidência não somente a ocasião, mas também a empresa, sua marca e seus projetos.

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