6 Dicas Para Aumentar Sua Presença nas Redes Sociais

Com a crescente popularização da internet e a facilidade de acesso cada vez maior proporcionada pelos avanços da tecnologia, principalmente os recursos mobile, as redes sociais crescem a todo instante, se tornando um excelente meio para aumentar a visibilidade de uma marca e construir relevância junto ao público, alavancando as oportunidades de novos negócios.

As redes sociais também são importantes canais para se conhecer o público-alvo da empresa e garantir a construção de um relacionamento mais próximo com os consumidores e simpatizantes da marca. Isso proporciona a criação de verdadeiras comunidades em torno da proposta da empresa, ampliando a repercussão junto aos usuários e favorecendo a avaliação de resultados das diversas ações realizadas, além de monitorar o comportamento, as preferências e as opiniões do público e identificar possíveis focos de crise que podem trazer complicações à marca.

Em decorrência desses fatores, estar presente nas mídias sociais é fundamental para empresas de todos os segmentos que desejam obter sucesso, fortalecer a presença e reforçar a credibilidade e a presença da marca junto ao público. A questão para se  ter em mente é que essas estratégias vão muito além de simplesmente estar presente nas redes sociais, é preciso saber administrar os diferentes perfis da marca em cada canal, trabalhando para gerar engajamento e interações com o público, obtendo, assim, um retorno positivo.

Para ajudar você nessa tarefa, confira a seguir 6 dicas do que fazer para aumentar a presença da sua marca nas redes sociais.

Saiba Com Quem Você Está Falando

São inúmeras as redes sociais em que sua empresa pode criar perfis. Porém, o primeiro passo para garantir um bom retorno é conhecer seu público. É essencial entender o perfil das pessoas que têm interesse no seu negócio  e a linguagem e o comportamento desses usuários.

Isso vai auxiliar na criação de um conteúdo mais adequado e com um direcionamento mais preciso para cada público, evitando gafes e otimizando a interação com internautas.

Escolha a Melhor Plataforma

Pode ser que nem todas as redes sociais sejam adequadas para a sua empresa. Para conseguir resultados positivos, conheça e entenda os hábitos do seu público-alvo, descubra quais canais são os mais utilizados por ele e que tipo de conteúdo  é consumido nessas plataformas.

A partir daí, é necessário avaliar quais redes sociais se enquadram melhor ao perfil de negócio da marca, permitindo gerar as melhores oportunidades e realizar o trabalho com precisão.

Por exemplo, se sua empresa é B2B, ou seja, oferece soluções para outras empresas, talvez uma boa aposta seja estar no LinkedIn. Já empresas B2C, que oferecem soluções para consumidores finais, podem obter melhores resultados através do Facebook e do Instagram.

Forneça Conteúdo Relevante e de Qualidade

Hoje, o usuário de redes sociais tem fácil acesso à internet e é bombardeado a todo instante por milhares de informações de diferentes fontes. Por isso, invista na produção de conteúdo de qualidade e que seja relevante ao seu público.

Experimente também comunicar-se através dos diferentes formatos possíveis, compartilhando imagens, gifs e vídeos que possam despertar o interesse dos usuários. Além disso, faça uso das técnicas de SEO, garantindo que seu conteúdo seja encontrado com mais facilidade e aumentando os acessos por meio de busca orgânica.

Por fim, vale ressaltar que movimentar o perfil da empresa com frequência é essencial, porém de nada adianta fazer isso se o conteúdo compartilhado não gerar engajamento e interações com o público.

Invista em Vídeos

Dentre a estratégia de experimentar o compartilhamento de conteúdo em diferentes formatos, o vídeo é um dos que merece especial atenção. Diversas redes sociais, em especial o Facebook, vêm priorizando conteúdos compartilhados nesse formato. A própria plataforma já admitiu que essas publicações conseguem um maior alcance, chegando a mais pessoas e, consequentemente, gerando mais engajamento.

Estimule a Interação e o Engajamento

Garantida a qualidade e a relevância do conteúdo, é necessária a criação de ações que gerem engajamento e chamem a atenção do público para a publicação. Para isso, crie mecanismos que estimulem a interação por parte dos usuários, através de promoções, chamadas para conferir alguma novidade, um novo post no blog, ou ainda um convite para compartilharem suas opiniões.

Faça Análise das Métricas

É importante conhecer e saber avaliar as métricas geradas por cada rede social. Quase toda plataforma disponibiliza dados e gráficos importantes, como o desempenho das publicações e o engajamento do público em relação a cada conteúdo e à página como um todo.

A análise dessas métricas entrega insights importantes e permite avaliar, por exemplo, quais são os assuntos de maior interesse do público e qual o formato que gera mais interações. Além disso, com esses dados em mãos, é possível ter acesso a outras informações relevantes, como os melhores horários para postagem e o comportamento do usuário em cada canal.

Sendo assim, será  possível identificar as falhas, acertos e oportunidades nas estratégias de comunicação da empresa, proporcionado a correção de rumos e o direcionamento de esforços em busca de um maior engajamento em torno da marca

Estar presente nas redes sociais é um passo essencial para o sucesso de uma empresa. Porém, mais do que simplesmente marcar presença, é necessário saber identificar seu público-alvo e os ambientes mais adequados para se comunicar com ele. Ter um perfil atuante nessas plataformas é fundamental para aumentar a visibilidade da marca e construir credibilidade e relevância junto ao público, gerando engajamento e aumentando as oportunidades e as chances de novos negócios.

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