5 Dicas Para Fazer um Release de Qualidade

O release é um trabalho essencial da assessoria de imprensa, sendo um dos principais meios de divulgação de informações junto à imprensa, atendendo a demanda de jornalistas por informações relevantes sobre determinada empresa, produto ou pessoa pública. Ele consiste em um texto que segue premissas jornalísticas, com o objetivo de comunicar um fato e disseminar tal informação, servindo como material de apoio e sugestão de pautas para os veículos de comunicação.

Na era da internet, os veículos de mídia são bombardeados por centenas de releases todos os dias, vindo de diferentes fontes de segmentos diversos. Por isso, o conteúdo presente no release deve ser otimizado e redigido de forma clara e objetiva, poupando tempo do jornalista,e conseguindo sua atenção, para, assim, aumentar as chances de publicação.

As ações da assessoria de comunicação estão se tornando cada vez mais estratégicas dentro de uma empresa, auxiliando na tomada de decisões, gerenciamento de crises e no aumento das vendas, tendo impacto direto nos resultados da companhia. Dentre essas ações, está o release, que vai ajudar a atrair a atenção de consumidores e do público em geral para a marca, destacando a marca, produtos, serviços ou ações.

O mundo digital, em que a informação é produzida, disseminada e circula em alta velocidade, mudou paradigmas e a forma como deve ser encarado o trabalho da assessoria. A produção de um release também teve que se adaptar às novas demandas do ambiente on-line e exige cuidados específicos na hora da sua redação.

Se você deseja aumentar as chances de ver seu conteúdo publicado na imprensa, confira a seguir 5 dicas para produzir um release atrativo e de qualidade.

1. Planeje-se

Não é todo dia que se tem grandes fatos para divulgar. Por esse motivo, para a produção de um release, é necessário planejar com antecedência que tipo de conteúdo será produzido, evitando o envio de conteúdos de pouca relevância e que podem acabar se tornando apenas mais um release em meio às centenas de textos que os veículos de comunicação recebem todos os dias.

A assessoria deve seguir as estratégias traçadas junto à diretoria da empresa, considerando o público que se pretende atingir e os resultados que se deseja alcançar com a divulgação desse texto. Além disso, nem todo conteúdo serve para todos os veículos. Por isso, é fundamental ter em mente que jornalistas receberão cada release e quais mídias serão o foco de cada ação. Com essas informações em mãos, deve-se planejar cada item do texto, de modo que siga uma estrutura lógica, fluida e coesa, aumentando as chances de publicação.

2. Crie Conteúdo de Qualidade

Um bom release deve conter um texto que seja atraente para o público final, porém deve ser capaz de conquistar o interesse do jornalista que  é quem recebe e decide se aquele conteúdo deve seguir adiante ou não. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados. Como dito anteriormente, o release deve seguir padrões jornalísticos, que visam captar a atenção do leitor logo no início do conteúdo, com objetividade e clareza sobre o assunto que será tratado. Uma boa sugestão é começar o texto seguindo a estrutura do lead jornalístico, respondendo às seis perguntas básicas e que concentram as informações mais relevantes já no primeiro parágrafo. São elas: o quê, quem, quando, onde, como e por quê.

Seja objetivo e exponha as ideias com clareza. Utilize frases em ordem direta e aborde diretamente o assunto, sem rodeios. Redija um texto completo, que não deixe pontas soltas e responda a todas as questões levantadas. Um conteúdo com essas características mantém o leitor interessado e satisfeito.

Durante todo o texto, utilize uma linguagem simples e concisa, evitando a auto-promoção e frases de caráter propagandístico. Seja objetivo e direto, utilizando apenas informações necessárias e relevantes para o tema proposto. O texto do release deve saber equilibrar relevância e relacionamento com o público. Ou seja, foque também na produção de um conteúdo de fácil compreensão. Cada área de atuação tem uma linguagem técnica e específica do seu setor. Lembre-se de que o texto precisa alcançar um público amplo. Por isso, simplifique esses termos e utilize exemplos simples na explicação de conceitos.

Por fim, revise o texto, garantindo que ele esteja impecável, sem erros gramaticais ou com conteúdo incorreto e que gere dúvidas. Se possível, peça que outra pessoa leia e avalie a compreensão que ela teve do texto.

3. Faça Títulos Atraentes

De nada adianta se o texto do release é relevante e de qualidade, mas não tem  um título chamativo que dê suporte ao conteúdo. O título é a primeira parte do texto que o leitor vai ler e  decidir se o restante é interessante o suficiente para continuar a leitura. . Por isso, crie título concisos e atrativos, que instiguem a leitura, capte a atenção e torne seu texto prioritário para o jornalista.

Os títulos são frases curtas, por isso mesmo devem ser diretos e simples. Eles devem, em poucas palavras, mostrar todos os objetivos que o texto pretende alcançar ao término da leitura. Use o título para informar o leitor de maneira precisa sobre o tema do texto e não apele  para o sensacionalismo.

Assim como no texto, é interessante seguir premissas adotadas pelo Jornalismo. Evite o uso de palavras desnecessárias e que podem ser facilmente suprimidas em alguns casos, como artigos. Utilize frases em ordem direta e no tempo presente e tente não usar informalidades.

4. Faça Bom Uso dos Subtítulos

O subtítulo ou linha-fina é um complemento à informação inicial contida no título. Ele é composto por uma ou duas frases, também curtas, mas mais extensas que o título e com o mesmo propósito: atrair o interesse do jornalista. O subtítulo deve conter informações chamativas e relevantes e que não couberam no título. Normalmente, aqui, acrescentam-se dados e números, enfatizando e aprofundando a informação que se deseja passar e expondo o que se pretende divulgar.

5. Utilize Técnicas de SEO

Na era virtual, ter conteúdo de qualidade e títulos atraentes não garantem todo o potencial que o release pode alcançar em termos de resultados. No ambiente on-line, é preciso trabalhar para que o seu texto seja facilmente encontrado por seu público-alvo quando for feita uma pesquisa em mecanismos de busca como o Google, por exemplo. E isso não é tarefa fácil na internet, onde há uma produção incessante de conteúdos por inúmeros veículos diferentes. Porém, há maneiras de otimizar o texto e aumentar a visibilidade do seu conteúdo na web.

Hoje em dia, é essencial que quem redija o release tenha conhecimento das técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e as utilize durante o processo de produção do conteúdo. Esse conjunto de boas práticas, quando bem utilizadas, podem fazer com que seu conteúdo tenha um melhor ranqueamento e apareça nas primeiras páginas nos resultados de uma pesquisa.

Para isso, defina e utilize palavras-chave ao longo do seu texto. Estas são termos que fazem referência direta ao tema abordado no release e que são lidas pelos mecanismos de busca para entender sobre o que se trata aquele conteúdo. Ao garantir que ele seja encontrado com mais facilidade, aumenta-se também o número de visualizações, tanto por clientes quanto pelo público geral, gerando mais tráfego para as mídias da empresa e possibilitando aumento nas vendas.

Ao longo do texto, procure também trabalhar com links que levem para outros conteúdos produzidos e seções do site da empresa. Esses links complementam a experiência do usuário e possibilita que ela tenha acesso a mais informações que podem ser úteis para ele. O uso de links no release também garante que as pessoas cheguem à página da companhia através de conteúdo postado em portais de notícias e sites importantes. Esse redirecionamento é identificado pelos motores de busca e aumenta a relevância do conteúdo, favorecendo o bom ranqueamento nos resultados.

 

O release é uma importante ferramenta para a divulgação de assuntos relacionados a uma empresa. Através dele, é possível alcançar um grande número de pessoas, usuários que não necessariamente conhecem a marca e seus produtos. Essa disseminação de conteúdo de qualidade por veículos de comunicação pode atrair novos clientes e alavancar as vendas, além de ajudar a construir relevância para a marca. Por isso, produzir um release de qualidade é essencial para aumentar as chances de divulgação de conteúdo junto à imprensa e ampliar as chances de sucesso da companhia.

A sua empresa utiliza releases como ferramenta de divulgação? Você já se adaptou às novas demandas do mercado no mundo digital? Compartilhe conosco sua experiência. Deixe-nos um comentário!

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