4 tendências de marketing para 2019 que você deve ficar em alerta

Mesmo que o ano já tenha começado, ainda dá tempo de conhecer as tendências de marketing para 2019 e aplicá-las na estratégia da sua empresa.

De acordo com a Content Trends de 2018, o marketing de conteúdo foi a tendência que 73% das empresas entrevistadas aplicaram ano passado. Para este, novas ferramentas e ideias surgiram, auxiliando cada vez mais no crescimento das organizações.

Descubra agora algumas das principais tendências e escolha aquela que mais tem a ver com o seu negócio.

Tendências de marketing que merecem a sua atenção

O marketing digital está sempre se atualizando e se modificando. A exemplo do que acontece com a tecnologia, tudo que envolve internet está em constante aprimoramento.

Sendo assim, se somarmos isso ao fato de que os consumidores estão cada dia mais mudando sua percepção perante as marcas — o que os torna, também, mais exigentes —, cabe às empresas se aperfeiçoarem para atender esse público.

Estratégias que antes traziam bons resultados passam a ficar defasadas. Por isso, é importante estar por dentro das novas tendências de marketing. Assim, entre as diversas que passarão a ser utilizadas, destacamos algumas para auxiliá-lo nesse processo.

1. Acompanhamento e análise de dados

Um dos principais objetivos de acompanhar pontualmente os dados gerados por sua estratégia é a possibilidade de fazer modificações pontuais no caminho que ela está tomando.

O Big Data é uma forma de inteligência que ajuda na mensuração dos mais variados dados para diversos segmentos. No marketing, sua aplicação mais resultante está, por exemplo, na análise de palavras-chave com maior volume de busca.

Esse é um dos principais pontos de partida para que o marketing de conteúdo responda às dores da sua persona de maneira eficiente.

2. Monitoramento de notícias em veículos de comunicação e meios digitais

Ter acesso ao que está sendo falado sobre o seu segmento de atuação, ou diretamente sobre a sua empresa, é fundamental para realizar ações mais competitivas e se destacar dos concorrentes.

Além disso, o monitoramento efetivo dessas notícias nos mais variados meios de comunicação permite atitudes rápidas, caso surjam crises relacionadas à sua marca, por exemplo. Dessa forma, você tem a chance de tomar as medidas necessárias e preservar a imagem da empresa em tempo hábil, mantendo a credibilidade junto ao público.

Hoje, já existem diversas ferramentas que auxiliam nessa tarefa.

3. Utilização dos micromomentos para criação de conteúdos

Termo criado pelo Google, o micromomento refere-se a situações específicas que aparecem durante a jornada de compra do seu consumidor, tais como: “qual presente dar no aniversário do meu filho”, ou “aonde vou almoçar hoje”.

Eles surgem do fato que a internet está cada vez mais acessível, especialmente, considerando que a maioria das pessoas a acessam via smartphones, o que faz com que o volume de informações e possibilidades recebidas durante o dia se torne cada vez maior.

A vantagem que sua empresa pode tirar sobre isso é identificar os micromomentos ligados aos seus produtos e serviços e, assim, criar conteúdos e peças que cheguem até os seus consumidores.

4. Uso da inteligência artificial

Uma das aplicações da inteligência artificial que pode beneficiar a estratégia de marketing da sua empresa está no atendimento ao consumidor. O uso de “robôs” para otimizar o atendimento ao público mostra a versatilidade da sua marca, além de aumentar a eficiência na atenção prestada.

Além disso, ela também pode ser utilizada para analisar padrões de comportamento e compras, a fim de prever possíveis atitudes do seu público. Com base nesses dados, sua equipe de marketing pode criar estratégias direcionadas e mais eficientes.

Existem outras tendências de marketing que podem ser usadas em favor da sua empresa. O importante é identificar aquela que mais tem relação com o seu ramo de atuação e público, antes de colocar em prática.

Nossa sugestão é compartilhar este post em suas redes sociais e perguntar para os seus seguidores se eles já conheciam as citadas aqui, ou se têm outras recomendações. A troca de experiência pode ajudar a todos.

Aliás, pensando nessas tendências, a MITI Inteligência trabalha com o levantamento e tratamento de dados, colaborando para a geração de estratégias mercadológicas mais assertivas. Verifique o nosso site e conheça os nossos serviços de monitoramento de informação e análise de dados.

Compartilhar: