10 Ferramentas Gratuitas Para o Monitoramento de Redes Sociais

Na era digital em que vivemos, criar perfis para sua empresa nas diferentes redes sociais é quase uma obrigação. Essas mídias não só fortalecem o relacionamento com o cliente, como também auxiliam na conquista de novos consumidores e na divulgação de ações, produtos e novidades que a empresa deseja expor ao público.

Cada rede social tem linguagem, funcionamento e perfis de usuários diferentes. Por isso, é preciso que a empresa avalie qual delas tem mais afinidade com a proposta da companhia e saiba identificar a linguagem ideal para se comunicar com os usuários de cada uma dessas redes. É importante ressaltar que quanto mais ativa uma empresa, mais chances ela tem de se fazer conhecida e relevante para o público, o que torna as mídias sociais importantes ferramentas para marcar presença no mercado e alavancar novos negócios.

Em um mundo de extrema competição e que exige constantes melhorias  e rapidez na hora de se tomar uma decisão, não basta que a empresa tenha um perfil ativo em diversas redes e as utilize com frequência. É necessário avaliar o desempenho da marca e o impacto das ações realizadas nas redes sociais, além de saber analisar as métricas que essa medição proporciona. E esse trabalho vai muito além da simples avaliação sobre o que é dito ou quantas menções a empresa recebeu. É essencial realizar um monitoramento frequente, reunindo informações e dados que possam auxiliar a companhia no planejamento de estratégias, na definição de rumos, no gerenciamento de crises e na atração de novos clientes.

Atualmente, há muitas ferramentas gratuitas que realizam o acompanhamento e a análise da sua marca nas redes sociais. Cada uma delas oferece diferentes soluções que podem ajudar a compreender o alcance e a reputação da empresa nas diferentes mídias e a definir melhor o público-alvo, auxiliando na tomada de decisões e no direcionamento da produção de novos conteúdos e ações que gerem engajamento entre os usuários.

Para ajudar você nessa decisão, confira a seguir 10 ferramentas gratuitas para realizar o monitoramento da sua marca nas redes sociais e alavancar os negócios da empresa.

1. Google Analytics e Google Alerts

A gigante da tecnologia possui diversas soluções que podem ser usadas no acompanhamento das redes sociais. Uma delas é o Google Analytics. Muito conhecida para analisar o desempenho de sites, essa ferramenta permite  analisar, por exemplo, a quantidade de visitantes que chegou ao site da empresa a partir de cada rede, além de métricas de conversões e acessos.

O Google Alerts é uma outra solução oferecida pela empresa. Através de palavras-chave predefinidas, essa ferramenta possibilita monitorar qualquer interação online relativa à sua empresa, como menções e atualizações em redes sociais, enviando alertas por e-mail sempre que um desses conteúdos for publicado.

2. Fanpage Karma

Essa plataforma disponibiliza uma aprofundada análise de desempenho da página da empresa no Facebook. A ferramenta também oferece diversas dicas para melhorar a performance da fanpage, com dados sobre engajamento de usuários, melhores horários para realizar novas publicações, tipos de posts mais relevantes, entre outros. Ainda é possível exportar esses dados para um planilha de Excel, permitindo o cruzamento de dados e uma avaliação ainda mais aprofundada das ações da marca no Facebook.

3. Klout

Essa ferramenta mede o nível de influência da sua marca nas redes sociais, atribuindo uma nota de 0 a 100 para os perfis da empresa em cada rede social.  Além disso, a plataforma oferece dicas de boas práticas para melhorar a sua pontuação e aumentar sua relevância junto ao públicos. O Klout oferece ainda uma análise de desempenho, permitindo que a empresa avalie qual rede é mais impactada pelas ações da marca.

4. LikeAlyzer

Por meio de métricas predefinidas, essa ferramenta calcula e gera relatórios sobre a performance de um página no Facebook, inclusive realizando comparações com as principais páginas do mesmo ramo de atuação. Assim como Klout, você receberá uma nota de 0 a 100 e dicas de boas práticas para melhorar o desempenho da sua página.

6. Cyfe

Essa ferramenta oferece um painel completo (dashboard) com diversas métricas e relatórios das principais redes sociais em tempo real, permitindo a customização de dados e do layout. Além disso, ele possui o TV Mode, em que é possível espelhar a área de trabalho para televisões, possibilitando, por exemplo, que toda a equipe acompanhe a performance da página da marca em tempo real.

7. How Sociable

Através de 32 indicadores diferentes, essa ferramenta permite medir a visibilidade e a presença da sua marca nos últimos sete dias na internet, levando consideração as principais redes, como Facebook, YouTube, Twitter e LinkedIn. Com isso, é possível avaliar quais desses canais trazem mais retorno para empresa, auxiliando na definição e reforço de estratégias.

8. Keyhole

Através dessa ferramenta é possível monitorar as hashtags do Twitter e do Instagram em tempo real. Além disso, ela permite acompanhar o alcance e tópicos relacionados às marcações que você criar, auxiliando no reforço da presença da marca na internet.

9. IconoSquare

Essa ferramenta permite a análise de dados do Instagram, uma das redes sociais que mais cresce como ferramenta para gerar engajamento e alavancar vendas. Através dessa solução, é possível mensurar métricas como curtidas, comentários, médias de likes e até mesmo o número de pessoas que não seguem o perfil da empresa e que visualizaram suas publicações através da publicação de outros usuários.

10. TweetReach

Com essa ferramenta, é possível monitorar o impacto das suas publicações dentro das discussões da sua rede de seguidores do Twitter, através da medição da quantidade de pessoas alcançadas por respostas e compartilhamentos. Com isso, é possível identificar usuários influenciadores e defensores da marca, possibilitando o direcionamento das novas interações a esses usuários em busca de uma maior disseminação do conteúdo.

 

Estar nas redes sociais e manter perfis atualizados é importante, mas pouco ajuda se esse trabalho for realizado às cegas. Saber quais redes são mais receptivas à sua proposta de negócio e quais ações trazem mais resultados à empresa é fundamental para o direcionamento de esforços e para o planejamento estratégico da companhia. O acesso a essas informações possibilita à marca posicionar-se no mercado e atrair novos negócios, tornando-se visível e construindo relevância junto ao público.

E você? A sua empresa está presente nas redes sociais? Mais importante: você realiza algum tipo de medição de desempenho e métricas nas diferentes mídias? Compartilhe conosco suas experiências. Deixe-nos um comentário!

Compartilhar: